O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) rejeitou, em sessão extraordinária do Conselho Universitário (CONSUP), realizada nesta terça-feira (26), o Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras – Future-se.

A sessão foi proposta para debater o projeto do Governo Federal que modifica a forma de administração e financiamento das universidades públicas. Entre os argumentos expostos, foi consensual que a iniciativa é uma porta para a privatização das instituições públicas.

Galeria de Fotos:

Os Institutos Federais são fundamentais para a produção da ciência e tecnologia do nosso país, um verdadeiro patrimônio do povo brasileiro, que precisa ser valorizado, cuidado e incentivado. Não vamos permitir a privatização!

No vídeo, a fala da estudante Biana, representante discente no CONSUP, durante a concentração da manifestação contrária à aprovação do projeto que representa a entrega das universidades e Institutos Federais à iniciativa privada.

A questão da autonomia universitária também foi destacada, tanto no parecer técnico apresentado pelo professor Rogério de Souza (IFSP São Roque), quanto pelas contribuições realizadas pelos conselheiros e convidados.

Confira o parecer técnico NA ÍNTEGRA:

PARECER TÉCNICO PROFESSOR ROGÉRIO DE SOUZA