Durante a tarde desta terça-feira, 2 de abril, docentes e TAEs do IFSP, reunidos em Assembleia híbrida, aprovaram a deflagração de greve em São Paulo, aderindo ao movimento nacional grevista. A greve foi deflagrada por tempo indeterminado, a partir de 3 de abril.

A reunião contou com a participação de mais 300 servidores, que participaram presencialmente (auditório ELO), na sala de reuniões do Zoom  e acompanhando a transmissão ao vivo em nosso canal no Youtube (Imprensa Sinasefe-SP). Para conferir a íntegra da Assembleia, clique AQUI.

O movimento grevista do IFSP segue ganhando adesões: Jacareí, Campinas, Sertãozinho, Pirituba, Avaré, Cubatão, São José dos Campos, São Miguel Paulista, Matão, Itaquaquecetuba, Araraquara, São Paulo, Sorocaba, Capivari, Bragança Paulista, São Carlos, São Roque, Itapetininga, Registro, Salto, Tupã e Hortolândia são campi que já deflagraram greve. A Coordenação Funcional do Sinasefe-SP convida todas e todos a somarem na luta, construindo a mobilização em todos os campi. Veja a lista de reivindicações da categoria:

REPOSIÇÃO SALARIAL JÁ!

Fonasefe, Sinasefe e centrais sindicais apresentaram ao governo federal, em Mesa Nacional de Negocição Permanente, a seguinte proposta de reajuste para 2024:

34,32% dividido em três parcelas iguais de 10,34% (2024, 2025 e 2026), para servidores federais que firmaram acordos, em 2015, por dois anos (2016 e 2017), carreira PCCTAE.

22,71% dividido em três parcelas iguais de 7,06% (2024, 2025 e 2026) para servidores que, em 2015, fecharam acordos salariais por quatro anos (2016 a 2019), carreira docente EBTT.

REESTRUTURAÇÃO DE CARREIRAS JÁ!

Outra pauta urgente é a luta pela reestruturação das carreiras de técnico-administrativos(as) e docentes, são mais de 200 mil trabalhadores(as) espalhados pelo Brasil. As propostas de reestruturação foram protocoladas em agosto 2023 e estão em discussão com o governo federal.

Segundo o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o governo deve cortar aproximadamente 30 milhões do orçamento da Educação. O corte pode prejudicar o custeio das unidades, o pagamento das despesas básicas (como água, limpeza, segurança) etc. Impactando, principalmente, estudantes que necessitam das políticas de assistência estudantil.

A Revogação do Novo Ensino Médio e Revogaço das medidas dos governos golpistas também estão entre as principais reivindicações do movimento grevista.

FIQUE POR DENTRO DA GREVE NO IFSP. Para acessar documentos (termo de acordo, reivindicações, orientações jurídicas e políticas, ponto paralelo etc), ACESSE:

https://sinasefesp.org.br/comando-de-greve/