Coordenação de Políticas Étnico-Raciais

O SINASEFE SP, por meio de sua Coordenação de Políticas Étnico-Raciais, tem a satisfação de apresentar esta página dedicada a centralizar as atividades, notícias, reflexões e artigos voltados ao combate ao racismo e à construção de uma educação profundamente antirracista.

Ao inaugurarmos a pasta Étnico-Racial da Seção São Paulo, nos tornamos os pioneiros no SINASEFE como um todo, assumindo com ainda mais comprometimento a responsabilidade que essa iniciativa carrega. Reafirmamos aqui: nossa luta é de classe e também étnico-racial!

Na dinâmica da luta de classes, o SINASEFE reconhece e identifica o racismo em suas múltiplas manifestações – interpessoal, institucional e estrutural – como uma das mais brutais estratégias do capitalismo para perpetuar a lógica de exploração e opressão.

Almejamos que esta página se torne um espaço vital para promover o debate, a conscientização, o diálogo e a mobilização em torno das questões étnico-raciais e do combate ao racismo. Rumo a construção de um Instituto Federal antirracista!

Sejam bem-vindas e bem-vindos a esse espaço de reflexão e ação. Convidamos as sindicalizadas e os sindicalizados a contribuírem com artigos, propostas de atividades e sugestões em geral para as ações da pasta.


 

Artigo:
Greve dos Servidores Públicos da Educação Federal: em defesa da Educação Pública, Gratuita e Socialmente Referenciada

Autor: Prof. Adelino Francisco de Oliveira – IFSP, campus Piracicaba

Doutor em Filosofia e Mestre em Ciências da Religião

Leia aqui!


LIVE: A luta antirracista na pauta sindical

No dia 29 de fevereiro, vamos debater sobre a pauta antirracista no movimento sindical. Para falar sobre o assunto, receberemos Márcio Farias, professor do curso de Psicologia da PUC SP, coordenador de Pesquisa AMMA Psique e Negritude e coordenador da Coleção Clóvis Moura e o Brasil.

A mediação da atividade será feita pelo professor Adelino de Oliveira, coordenador de Políticas Étnico-raciais do Sinasefe Seção São Paulo.

A Live “A luta antirracista na pauta sindical” será transmitida ao vivo pelo canal Imprensa SinasefeSP no youtube, a partir das 19 horas.


Artigo: Sindicalismo, Identidade Negra e Luta de Classes

Autor: Prof. Adelino Francisco de Oliveira – IFSP, campus Piracicaba

Doutor em Filosofia e Mestre em Ciências da Religião