Desde 2015, o Ministério da Saúde e a ANVISA lançaram o Guia para implantação de salas de apoio à amamentação para a mulher trabalhadora, o documento traz informações necessárias para a instalação do espaço em cada unidade que se pretende diversa e plural. As salas não exigem estrutura complexa, tanto a instalação quanto a manutenção são de baixo custo. Conforto, privacidade e segurança são os itens principais.
O Sinasefe-SP tem mobilizado essa pauta no Instituto Federal de São Paulo. No dia 8 de março deste ano, foi inaugurada a primeira sala de apoio à amamentação, no campus Cubatão.
Segundo a coordenadora de Políticas para Mulheres da Seção São Paulo do Sinasefe, Guery Tã Baute, a conquista de sala exclusiva para amamentação no campus Cubatão foi fruto de um trabalho coletivo da coordenação do Sindicato, a partir da demanda concreta de servidoras do Instituto. “Algumas mulheres chegaram pra gente com essa questão, com esse problema. Nós pedimos o apoio do nosso Jurídico, que elaborou um estudo técnico transmitido para algumas unidades e enviado para a Reitoria, visando avançar na implantação dessa política dentro do Instituto Federal de forma institucionalizada. Uma vitória do movimento sindical e de todas as mulheres”.
De acordo com com o Ministério da Saúde, as Salas de Apoio à Amamentação são espaços onde a pessoa lactante pode esvaziar as mamas, armazenando seu leite em frascos previamente esterilizados para, em outro momento, oferecê-lo ao seu bebê. Esse leite é mantido em um freezer a uma temperatura controlada, com uma etiqueta identificando o vidro com o nome, a data e a hora da coleta. O leite pode ser oferecido posteriormente ao seu bebê na sua ausência ou doado para um Banco de Leite Humano.
Sinasefe-SP na luta, sempre!
Endereço:
R. Pedro Vicente, 625 - Canindé, São Paulo - SP, CEP: 01109-010
Email:
[email protected]
Telefone: (11) 3228-7208
Celular: (11) 98377-0337