INFORME URGENTE | O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (9) a antecipação da vacinação contra a Covid-19 para profissionais da educação com mais de 47 anos, que seriam vacinados a partir de segunda (12), e poderão receber a primeira dose neste sábado (10).

No entanto, além das dificuldades que as trabalhadoras e trabalhadores encontram para realizar o cadastro no site oficial, e o desencontro de informações sobre esse tema no Instituto Federal, nos deparamos com a ausência de cinco unidades do IFSP no cadastro oficial. São elas:

– Ilha Solteira/SP – Instituto Federal de São Paulo Campus Avançado Ilha Solteira;
– Itaquaquecetuba/SP – Instituto Federal de São Paulo Campus Itaquaquecetuba;
– Pirituba (Capital/SP) – Instituto Federal de São Paulo Campus Pirituba;
– São Miguel Paulista (Capital/SP) – Instituto Federal de São Paulo Campus Avançado São Miguel Paulista;
– Tupã/SP – Instituto Federal de São Paulo Campus Avançado Tupã.

Os servidores só poderão ser vacinados após o sistema validar o registro e gerar um código, que deverá ser apresentado nas unidades de saúde dos municípios. Desta forma, os profissionais da educação destes campi estão completamente impossibilitados de participarem da campanha de imunização e até o momento não receberam nenhuma resposta por parte do governo estadual e seus representantes. Um completo descaso.

Do mesmo modo, o sistema não reconhece dois cargos/funções no site oficial, gerando conflitos e dúvidas no cadastro dos profissionais do IFSP:
– Técnicos Administrativos em Educação
– Professor EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

A vacinação é um direito! Exigimos que a comunidade acadêmica tenha amplo acesso às informações sobre os procedimentos envolvendo essa campanha, correção imediata das inconsistências e erros do site oficial do governo de São Paulo e maior transparência na divulgação dos dados por parte do IFSP.

Reiteramos que o retorno presencial das aulas depende da imunização de professores, técnicos, terceirizados e estudantes via Sistema Único de Saúde (SUS). Vacinas para todas e todos, já!

Confira também, no vídeo, o recado do companheiro Jean Zeferino, coordenador estadual do Sinasefe-SP: