Todo apoio ao movimento #NomeiaTourinho!

O Sinasefe-SP manifesta apoio à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pará (UFPA). Exigimos que o governo Bolsonaro respeite a escolha da listra tríplice da UFPA, enviada ao Ministério da Educação dia 14 de julho deste ano, após votação feita em reunião do Conselho Universitário (Consun).

Segundo a União Nacional dos Estudantes (UNE), em 12 instituições públicas em nível superior no Brasil – entre elas universidade e institutos – o Governo Federal não respeitou a lista tríplice e chegou a nomear inclusive últimos colocados.

O diretor-geral da Associação dos Docentes da UFPA (Adufpa), professor Gilberto Marques, destaca que a entidade acompanha o processo eleitoral e, caso a lista tríplice não seja respeitada, a associação não vai aceitar e vai recorrer a todas instâncias possíveis juridicamente e também por meio de ações de mobilização e resistência direta, para tentar impedir que reitor não eleito seja empossado na UFPA: “É um governo que não respeita a democracia, apesar de ser eleito de democraticamente. E qualquer ação diferente do que ele defende e acredita, toma isso como sendo um adversário. Então, em relação às universidades públicas é um ataque à instituição por parte do Governo Federal. Só a UFPA já formou de mais de 100 mil graduandos, de 1990 a 2018. E ela ajuda a resolver problemas sociais – o que incomoda o governo, porque significa mexer em poderes hegemônicos cristalizados na sociedade brasileira”, destacou.