A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de São Paulo publicizou, no início de julho, um documento intitulado “MINUTA ATIVIDADES DE APOIO (Administração Acadêmica, Processo seletivo, Articulação Pedagógica e Políticas Estudantis)”.
Dia 14 de julho, o SINASEFE-SP publicou em nota sua indignação no fato de que o texto deste documento não foi elaborado a partir das considerações e elaborações dos setores administrativos do IFSP. Em destaque, os artigos que tratam especificamente sobre a imposição de uma série de obrigações e demandas não discutidas anteriormente com a nossa categoria, tratando inclusive a possibilidade de deslocamento presencial dos trabalhadores e/ou plantões.
Simultaneamente, houve uma grande mobilização de servidoras e servidores TAES, especificamente dos setores sociopedagógicos do IFSP, que diante da constatação de que pelo menos 12 campi não teriam sido consultados para a suas contribuições, organizaram um documento que analisou ponto a ponto a minuta e assim puderam enviá-lo para as discussões do último COMPARECE, na sexta-feira, dia 17 de julho.
Essa articulação foi bem-sucedida, em termos, pois a reunião na COMPARECE acabou deliberando que tal minuta fosse reenviada aos campi para que as discussões internas se efetivassem, possibilitando que TAES pudessem fazer suas considerações acerca de seu conteúdo. Em termos, porque o prazo estipulado para o fechamento das contribuições foi muito curto, até dia 27 de julho.
Nesta quinta-feira, dia 23 de julho, em reunião aberta chamada pelo SINASEFE-SP, destinada à discussão do documento, recebemos diversos relatos de que, mais uma vez, não está havendo respeito por parte de alguns diretores de campi que não estão chamando trabalhadores técnico-administrativos a participarem dessa construção. Ao contrário, os relatos tratam sobre imposições de que servidores TAES realizem atividades presenciais, sem mesmo que estes campi tenham garantidas as condições sanitárias, como preconizado na portaria 2337 de 2020 e sem nem ainda ter sido aprovada tal portaria.
O SINASEFE-SP vem, assim, publicizar o documento produzido a partir desta mobilização de TAES, assim como a última versão da minuta, apresentada na COMPARECE no dia 17 para que assim, mesmo havendo resistência de alguns gestores em propiciar a participação coletiva, possibilitemos que as contribuições coletivas cheguem até a próxima reunião da COMPARECE. Disponibilizaremos também um formulário para que todas e todos servidores TAES nos enviem suas colaborações sobre a minuta, que possam enriquecer o documento já produzido.
BAIXE AQUI O DOCUMENTO DA PRÓ-REITORIA DE ENSINO:
MINUTA ATIVIDADES DE APOIO
BAIXE AQUI O DOCUMENTO CONSTRUÍDO COLETIVAMENTE PELOS TRABALHADORES TAES:
ANÁLISE DA MINUTA ATIVIDADES DE APOIO
As sugestões serão compiladas e levadas para uma nova reunião que realizaremos no dia 28 de julho, às 15 horas, para alinharmos os pontos divergentes e, desta forma, encaminharmos novamente para a próxima reunião do COMPARECE, na sexta-feira.
LINK PARA ACESSAR A PLATAFORMA ZOOM: https://zoom.us/j/91075133588
No formulário, a servidora e o servidor também poderão enviar autorização para serem signatários do documento final, que atualmente conta com assinaturas de TAES de 12 campi.
ACESSE AQUI O FORMULÁRIO ONLINE:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeTeHfSvu5rdh3YQ2VXyMlwPnWRZNR1Lmc_JEEe-iv5OxRPzg/viewform?usp=sf_link
Juntos somos mais fortes!
Faça parte desta construção, resistiremos a abusos!
Todas as vidas importam!
Endereço:
R. Pedro Vicente, 625 - Canindé, São Paulo - SP, CEP: 01109-010
Email:
[email protected]
Telefone: (11) 3228-7208
Celular: (11) 98377-0337