No dia 29 de maio de 2023, o SINASEFE-SP participou de reunião com o Diretor-geral do Campus São Paulo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), Alberto Akio Shiga, para tratar do tema das remoções para o Campus São Paulo. O diretor informou que no âmbito dos técnico-administrativos, todas as remoções estão sendo deferidas. No entanto, no âmbito dos docentes, justificou a necessidade de reformulação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), bem como a análise dos novos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) para averiguar as demandas de docentes na unidade em face da aposentadoria de docentes no Instituto.

O Diretor-geral informou ainda que diante da necessidade imediata de contratação de professores, mesmo sem a concretização do PDI 2024-2028 e análise do impacto dos novos PPCs, foi aberto processo seletivo simplificado para contratação de 2 docentes para o curso de Mecânica, em 14 de fevereiro de 2023. E que, portanto, as remoções internas no curso somente poderão ser discutidas após o fim do semestre, uma vez que já existem essas duas vagas ocupadas por professores substitutos. Segundo o diretor, até setembro as análises das reformulações dos cursos estarão devidamente encaminhadas, sendo possível apreciar os pedidos de remoção para o Campus São Paulo. Por fim, Alberto Shiga argumentou que até a resolução dessas questões, as únicas remoções internas de docentes que estão sendo feitas são aquelas advindas de decisão judicial.

Historicamente, o Campus São Paulo recebe demandas para remoção, especialmente do interior para a capital e em casos de aposentadoria. Porém, esse processo encontra-se paralisado e isso tem provocado queixas de diferentes servidoras e servidores, especialmente docentes.

O Sindicato continuará acompanhando esse processo de remoção, em diálogo com os seus filiados e as suas filiadas para mensurar a adoção de medidas jurídicas que garantam o direito da categoria.

SINASEFE-SP na luta!