O evento, realizado entre os dias 28 e 30 de abril, de modo híbrido (presencial em Brasília-DF e online via Zoom), teve como tema “O Jurídico como instrumento de defesa dos trabalhadores”.

O informe do Credenciamento contabilizou a presença de 105 participantes de 33 seções sindicais, destes 50 advogadas(os) e 55 servidoras(es) filiadas(os). Representaram a seção São Paulo presencialmente os advogados Marcos Rogério e Vanter Coutinho e, virtualmente, as coordenadoras sindicais Elaine dos Santos e Elizangela de Barros.

O 9º Encontro Jurídico Nacional do Sinasefe ocorre num dos momentos mais sensíveis aos trabalhadores da Rede Federal que sofrem toda sorte de ataques do Governo Federal, que, por meio de artifícios jurídicos, intensifica a retirada de direitos da categoria.

Segundo a avaliação do advogado Marcos Rogério, o espaço aprofundou temas que impactam as carreiras dos docentes e técnico-administrativos: “Há muitas mudanças negativas para as carreiras dos servidores dos IFEs, impostas pelo governo, pelo congresso, pelo judiciário e pelo TCU. Precisamos estar atentos. Vivemos um tempo de retiradas de direitos e precisamos estar preparados”, afirmou.

Além da formação técnica, Marcos Rogério também destaca a relevância da troca de experiência entre as seções sindicais: “Problemas comuns, lutas comuns, merecem soluções integradas, pensadas por todas as assessorias jurídicas e pelos dirigentes dos Sinasefes conjuntamente. Parabéns ao Sinasefe Nacional e parabéns ao Sinasefe SP por esse importante evento”, conclui.

A cobertura em tempo real, realizada pela Assessoria de Comunicação Nacional do Sinasefe, está disponível no site (link abaixo) e nos próximos dias serão publicadas as principais resoluções e encaminhamentos.

Cobertura em tempo real:

https://sinasefe.org.br/site/9o-encontro-juridico-cobertura-em-tempo-real/