Após ciclo de crescimento no número de campus do Instituto Federal em todo o Brasil, saindo de menos de 150 em 2002 para 680 na atualidade, o presidente Lula sinaliza que novas unidades serão inauguradas nos próximos anos, inclusive já destinou verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a expansão.

Em pouco tempo, os Institutos Federais transformaram-se numa realidade em todo o país. Seus cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) figuram entre os melhores do mundo, suas licenciaturas têm contribuído para amenizar o déficit histórico de formados nas áreas de Matemática, Física, Química e Biologia. Os cursos de engenharia estão entre os mais concorridos do Brasil. Tudo isso, a partir de uma gestão democrática e participativa, com paridade nos conselhos deliberativos e uma proposta pedagógica inovadora, pavimentação para uma educação emancipatória.

Essas características e premissas têm despertado o interesse de muitas cidades, especialmente de comunidades populares organizadas. Nos últimos meses, diferentes municípios realizaram encontros para discutir e reivindicar a implantação desse equipamento público nas suas localidades.

O SINASEFE-SP tem sido convidado para participar das mesas de discussão. Além das características e premissas dos Institutos Federais, o sindicato vem ressaltando que a imprescindível expansão não pode ignorar a necessidade de consolidação dos campi existentes no Estado de São Paulo. Atualmente, são 41 unidades e algumas necessitam de uma atenção urgente devido a problemas estruturais e orçamentários.


Nos últimos dias, o Sindicato esteve presente em audiências para discutir o assunto. Participaram da Audiência Pública, em São Sebastião (30/11), o professor Rogério Souza pelo SINASEFE-SP, Maíra Martins da direção nacional do SINASEFE, a pesquisadora Camila Aquino do Instituto Federal de São Paulo e também do Diretório Municipal do PT de São Sebastião, Erika Palumbo representando a Secretaria Municipal da Educação de São Sebastião e a deputada estadual Professora Bebel (PT).

Participaram da Audiência Pública em Tatuí (01/12), o professor Rogério Souza pelo SINASEFE-SP, o diretor do IF de Salto Edilson Aparecido Bueno, Tatiane Popets representando a Secretaria Municipal de Educação de Tatuí, a vereadora por Sorocaba pelo PT e ex-deputada federal Iara Bernardi, o presidente da Câmara de Tatuí Eduardo Sallum (PT) e a deputada estadual Professora Bebel (PT).

Sinasefe-SP sempre na luta!