O SINASEFE-SP, representado pela coordenadora Estadual Maira Ferreira Martins, participou de uma audiência pública no dia 22/06, quinta-feira, chamada pela deputada estadual Professora Bebel (PT), na Assembleia Legislativa de São Paulo.

A mesa contou com as contribuições de representante da Secretaria de Educação Profissional do Ministério da Educação (SETEC-MEC) Alexandre Vídor, de representantes do movimento estudantil e de alguns diretores de campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

O SINASEFE-SP reafirmou seu entusiasmo pela expansão da rede em São Paulo desde que essa seja paralela à estruturação física e de pessoal dos campi já existentes, à recomposição orçamentária e respeite os balizadores legais e as concepções pedagógicas dos Institutos Federais na implementação de novas unidades.

“É preciso expandir? Sim, os números dizem que a gente tem uma demanda represada, mas em que condições a gente pretende expandir? É primordial que qualquer expansão seja feita chamando a comunidade para falar sobre o Instituto Federal”, defendeu Maira Martins.

Alguns encaminhamentos foram feitos na audiência e um deles, proposto pela coordenadora Estadual do SINASEFE-SP à deputada anfitriã do evento, foi a criação de um Grupo de Estudos composto por representantes do sindicato, do movimento estudantil e da comunidade externa para definir critérios acerca da expansão dos Institutos Federais no estado de São Paulo, com destaque para a criação de novos campi no IFSP.