A mobilização pelo fim da escala de trabalho 6×1, que exige seis dias consecutivos de trabalho para apenas um de descanso, tomou conta da agenda política do país.
Protagonizada pelo Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), a luta foi incorporada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL) e a Proposta já conseguiu o número necessário de assinaturas para tramitar no Congresso.
A redução da jornada de trabalho é uma bandeira histórica do movimento sindical. Trata-se da busca por uma vida digna para a classe trabalhadora, com tempo para descansar, socializar, estar com a família, viver além do trabalho!
Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho, 30% dos(as) trabalhadores(as) brasileiros(as) sofrem com a Síndrome do Esgotamento (Burnout), doença laboral reconhecida pela Organização Mundial da Saúde em 2022.
A escala 6×1 é responsável pelo estresse e adoecimento físico e mental de trabalhadores(as) e, ao contrário do que dizem os seus defensores, ela diminui a produtividade.
Se no passado fomos capazes de garantir a CLT, o direito a férias, 13º e FGTS, com mobilização popular podemos derrubar essa jornada de trabalho desumana!
O SINASEFE sempre pautou a redução da jornada de trabalho no serviço público, são exemplos a luta pela revogação da Portaria 983/2020 e pelas 30 horas para cargos técnicos-administrativos em educação, bandeiras que estiveram presentes em nossa última greve.
Por isso, a Seção São Paulo manifesta apoio ao fim da escala 6×1. A luta por direito à vida além do trabalho é de todos(as) nós!
PARTICIPE DA MOBILIZAÇÃO
Em São Paulo, o ato vai acontecer nesta sexta, 15 de novembro, a partir das 9 horas, com concentração no cruzamento entre Av. Paulista e Brigadeiro.
Endereço:
R. Pedro Vicente, 625 - Canindé, São Paulo - SP, CEP: 01109-010
Email:
[email protected]
Telefone: (11) 3228-7208
Celular: (11) 98377-0337