No dia 26 de julho, o presidente Lula nomeou Márcio Pochmann como novo presidente do IBGE. O Sinasefe-SP apoia a indicação. Confira a nota abaixo:

A polêmica criada em torno da indicação do nome do economista e professor Márcio Pochmann para a presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que o modus operandi de detração, difamação e desinformação, utilizado largamente por setores ligados aos interesses do capital internacional, com perspectiva neoliberal, continua em voga no país.

Com currículo extremamente qualificado, Márcio Pochmann é portador de uma consistente formação técnica na área da economia e também se destaca como um importante quadro político, com uma trajetória pessoal de comprometimento com a defesa de uma sociedade com justiça social e ambiental. De maneira inequívoca, Márcio Pochmann revela ter competência técnica e também ética para estar à frente do IBGE.

O debate público, sobre qualquer tema, não pode ser realizado mediante a produção e difusão de desinformação e fake news. A recusa ao nome de Márcio Pochmann à presidência do IBGE tem por trás a defesa de interesses ocultos, que insistem em manter o Brasil sob a tutela da visão econômica neoliberal. O debate político não avança quando realizado a partir de estratégias sujas de manipulação e disseminação de mentiras. O horizonte ético é sempre uma premissa fundamental para a própria democracia.

Por isso, o SINASEFE Seção São Paulo vem a público manifestar seu apoio à indicação de Márcio Pochmann à presidência do IBGE.

É preciso estar atento e forte!

SINASEFE-SP na luta!