Seminário Sinasefe-SP: Assédio no Trabalho e suas Múltiplas Faces: Como Identificar e Combater

O objetivo principal do evento é divulgar, refletir e discutir as formas de análise, prevenção, intervenção e monitoramento dos riscos psicossociais e do assédio moral e violências no trabalho no IFSP. Dentre as temáticas inclui-se as ocorrências de assédio moral e violências no trabalho, as violações dos direitos humanos, as questões jurídicas e seus encaminhamentos, a relação com a cultura e gestão organizacionais, os aspectos relacionados a gênero, raça e todas as formas de discriminação, adoecimento e afastamento do trabalho.

Para tanto, contará com a participação de pesquisadores e profissionais referências do Brasil, através de palestras, no mês de agosto. Marque na agenda e participe!

Certificados: 6 horas-aula, mediante assinatura da lista de presença online das 3 atividades.

 PROGRAMAÇÃO

MESA 1 – PRESENCIAL

9 de agosto – 16 horas

Local: Auditório IFSP Câmpus Itaquaquecetuba – Rua Primeiro de Maio, n.º 500, bairro Estação, Itaquaquecetuba/SP – CEP 08571050
Transmissão ao vivo pelo canal Imprensa Sinasefe-SP do Youtube

TEMA: O Assédio Institucional: Convenção 190 e os Mecanismos Jurídicos como Forma de Enfrentamento

Debatedores: Camila Ikuta (DIEESE) e  Vanter Coutinho (Escritório Jurídico Marcos Rogério & Moreth)
Mediação: Rogério de Souza (Sinasefe-SP e IFSP-SRQ)

 

MESA 2 – VIRTUAL – Transmissão ao vivo pelo canal Imprensa Sinasefe-SP do Youtube

22 de agosto – 19 horas

TEMA:  Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho: Prevenção e Enfrentamento

Debatedores: Luciana Baruki (Ministério do Trabalho e Previdência Social) e Roberto Heloani (NETSS/Unicamp-FE)
Mediação: Sheyla Gorayeb (IFSP – Câmpus Caraguatatuba e NETSS/Unicamp-FE)

 

MESA 3 – VIRTUAL – Transmissão ao vivo pelo canal Imprensa Sinasefe-SP do Youtube

30 de agosto – 18h30min

TEMA: Assédio e suas Consequências para a Saúde do Trabalhador – Prevenção, Combate e Formas de Intervenções Políticas ao Tema

Debatedores: Bruno Chapadeiro (UFF e NETSS/Unicamp-FE) e Daniele Correia (UFOP)
Mediação: Grazielle Felício (Sinasefe-SP e IFSP-CPV)

 

CONHEÇA OS PALESTRANTES:

Camila Ikuta: Técnica no DIEESE desde 2010, atua em temas relacionados ao mercado de trabalho, gênero, juventude e educação. Também é Mestre e atualmente Doutoranda em Educação pela FE-USP.

Vanter Coutinho: é advogado, formado em direito pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, pós-graduando em Direito Penal e Controle Social pela mesma instituição. Especialista em Direito Administrativo, possui atuação na defesa de servidores públicos em Processos Administrativos Disciplinares e Ações de Improbidade Administrativa. Possui experiência na Administração Pública, tendo sido assessor jurídico da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e chefe da Assessoria Jurídica da Administração Regional do Plano Piloto – Brasília.

Luciana Baruki: é mestre e doutora em Direito e Auditora do Trabalho desde 2007 (Ministério do Trabalho). Realizou, de forma pioneira, as primeiras fiscalizações sobre assédio moral, assédio sexual e assédio organizacional no Brasil. É também autora do livro “Riscos Psicossociais e Saúde Mental do Trabalhador” (Editora LTr, atualmente em sua 2a edição). É idealizadora e produtora do perfil @assedionet no Instagram onde faz um trabalho voluntário de conscientização sobre o assédio no ambiente de trabalho.

Roberto Heloani: é graduado em Direito (USP) e Psicologia (PUC/SP). Mestre em Administração (FGV/SP). Doutor em Psicologia Social (PUC/SP). Pós-Doutorado em Comunicação (USP). Livre-Docente em Teoria das Organizações (UNICAMP). Professor Titular na UNICAMP (Faculdade de Educação e Instituto de Filosofia e Ciências Humanas). Com Margarida Barreto fundou o primeiro site sobre assédio moral no Brasil e criou a rede Latino -Americana de combate à violência laboral. Com Barreto escreveu vários livros e artigos científicos sobre Assédio moral, Sexual, Discriminação e Ética. O último deles: Assédio moral: gestão por humilhação, Editora JURUA.

Bruno Chapadeiro: Possui graduação em Psicologia (2009) e mestrado em Ciências Sociais (2013) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2018) com período sanduíche na École des hautes études en sciences sociales (EHESS/Sorbonne) em Paris, França. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, pós-doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo e psicólogo perito pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. Pesquisador-colaborador da Rede de Estudos do Trabalho (RET). É cadastrado no Grupo de Pesquisa CNPq Núcleo de Estudos Trabalho, Saúde e Subjetividade (NETSS/Unicamp). Conselheiro Fiscal da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhador (ABRASTT) para o biênio 2022-2023. Membro dos GTs ‘Saúde do Trabalhador’ da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), ‘Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas’ da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), ‘Práticas em Ergonomia’ e ‘Psicodinâmica do Trabalho’ da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO), ‘Perícia Psicológica no Trabalho’ da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica (ABPJ) e do Núcleo SEMENTE – Saúde Mental, Direitos Humanos e Trabalho do Instituto Sedes Sapientiae. Tem experiência na área de Psicologia Social do Trabalho atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde do Trabalhador; Saúde Mental e Trabalho; Perícias; Assédio Moral no Trabalho; Teletrabalho.

Daniele Correia: Socióloga e Assistente Social. Mestra em serviço social, doutoranda em saúde pública. Estuda economia política crítica da saúde, compreendendo a determinação social do processo saúde -doença no contexto latinoamericano, em que a superexploração do trabalho é categoria fundamental. Atualmente é docente do Departamento de Serviço Social da UFOP e atuou por 12 anos com pesquisas, estudos e formações para sindicatos no campo da Saúde do Trabalhador.

 

SORTEIO E PRÉ-VENDA DO LIVRO: 

O Enfrentamento à Violência e ao Assédio no Trabalho: Uma Análise Multidisciplinar da Convenção 190 da OIT

Coordenação: Adriane Reis de Araujo

Homenagem à Professora Margarida Barreto

Editora RTM