No próximo sábado, 20 de setembro, a partir das 10h, o Sinasefe-SP realiza o seminário “Lutar contra o assédio é defender a educação”, na sede do sindicato (Av. Cruzeiro do Sul, 755 – Canindé/SP), com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube. A atividade é aberta ao público, mas voltada especialmente para coordenadores e coordenadoras de base da entidade.
O encontro integra a campanha permanente de combate ao assédio promovida pelo Sindicato e busca fortalecer a preparação de servidores e servidoras diante de situações de assédio no IFSP. O debate contará com a participação da pesquisadora do Dieese, Laura Inoue; do professor da Unicamp, Roberto Heloani; da clínica de psicologia Canto Baobá; do psicólogo e professor da UFF, Bruno Chapadeiro; além de Dione Cabral, coordenadora da pasta de Combate ao Assédio do Sinasefe-SP, que fará a mediação.
Sindicalizados e sindicalizadas que querem participar e precisam de hospedagem e ajuda de custo para o transporte, devem preencher este formulário até quarta-feira, 17.

Pesquisa sobre assédio no IFSP
Como parte das iniciativas de enfrentamento, o Sinasefe-SP, em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), lançou nesta segunda-feira, 8, uma pesquisa inédita sobre o assédio no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). O questionário estará disponível até 30 de setembro para todos os servidores e servidoras, e servirá para coletar relatos detalhados e analisar as condições de trabalho na instituição.
Os resultados serão sistematizados em um relatório entregue ao Sinasefe-SP, que utilizará os dados como subsídio para ações sindicais de prevenção, acolhimento e enfrentamento ao assédio. A iniciativa pretende dar visibilidade às vivências de trabalhadores e trabalhadoras, além de apontar os impactos e desdobramentos desses episódios no cotidiano.

Clique aqui para participar da pesquisa.