O retorno presencial das atividades no IFSP, primeiramente dos TAEs e em seguida dos docentes e estudantes, evidenciou problemas estruturais tanto em relação ao espaço físico – com reformas realizadas às pressas – quanto à relativização dos protocolos de biossegurança, precarizando condições de trabalho e expondo trabalhadores e comunidade escolar.

Ao contrário do IFSP, outros Institutos Federais no país começaram o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial, mas mantiveram a possibilidade de trabalho remoto para os servidores que se enquadram nas hipóteses previstas pelo art. 4º, I e II, da IN 90/2021. O sindicato também destaca que a reitoria – em manifesta violação aos princípios da transparência gestão democrática do ensino (art. 206, inciso VI, da CRFB) e à autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial (art. 207, caput, da CRFB) – não conduziu a devida discussão com a comunidade ou com o Conselho Superior do IFSP.

Neste sentido, disponibilizamos um formulário para que trabalhadores e estudantes colaborem no levantamento das condições de retorno presencial no Câmpus São Paulo. Fotos e vídeos relevantes também podem ser anexados.

Vamos coletivamente lutar para que o retorno presencial aconteça com segurança. Participe!

FORMULÁRIO: https://forms.gle/TYMzqJF1sarN7Xya8