NOTA DE REPÚDIO | Sinasefe-SP manifesta publicamente repúdio à participação do vice-presidente Mourão e generais do Exército no evento “Livro: Cenários Prospectivos para Inovação Social”
Causa indignação em parte da comunidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), instituição pública que busca a inclusão e transformação social por meio de uma educação centrada na construção amplamente democrática e omnilateral, a participação de figuras públicas que notadamente atacam tanto os serviços públicos quanto os servidores públicos, além dos princípios democráticos que deveríamos institucionalmente fortalecer.
Diante da gravíssima crise político-institucional no país, enquanto o bolsonarismo convoca seus seguidores fanáticos para um ato golpista em 07 de setembro, tendo como eixo o enfrentamento com o Poder Judiciário (STF e TSE), o evento em questão, intitulado “Livro: Cenários Prospectivos para Inovação Social”, previsto para o dia 14 de de setembro, contará com a presença do vice presidente Mourão, além de generais do Exército e também da reitoria do IFSP.
A escalada de militares na política nacional, os posicionamentos misóginos, racistas, homofóbicos e anti-esquerda do “clã” Bolsonaro, as relações espúrias com as milícias e o fundamentalismo religioso expressam o fortalecimento de um setor neofascista no país, que aplica a agenda neoliberal na sua forma mais violenta já experimentada, tendo como métodos a difamação por fake news, o obscurantismo científico, o combate à liberdade de cátedra, a perseguição política, a censura e a retirada de direitos sociais.
O vice-presidente de Bolsonaro, não podemos esquecer, é um entusiasta defensor da militarização das escolas públicas por meio da experiência das escolas cívico-militares. Portanto, é inimigo da educação pública, laica e de qualidade, da pesquisa e da extensão, que esse desgoverno destrói em todo Brasil. Vale ressaltar ainda que os militares foram sorrateiramente poupados da Reforma da Previdência e estão fora do texto da Reforma Administrativa (PEC 32), numa afronta aos trabalhadores e trabalhadoras que estão lutando contra essa Proposta de Emenda Constitucional que representa o verdadeiro desmonte dos serviços públicos e da carreira de servidor público.
Para nós, do Sinasefe-SP, os militares também são servidores públicos e devem ser respeitados enquanto classe trabalhadora. No entanto, é fundamental expressarmos em qual lado desta disputa nos posicionamos: o do nosso sindicato é a defesa intransigente da democracia. Desta forma, repudiamos a presença de generais do Exército e do vice-presidente Mourão no IFSP. É hora de dar um basta ao golpismo!
FORA BOLSONARO, MOURÃO E SEUS GENERAIS!
AS FORÇAS ARMADAS NÃO PODEM SER A EXTENSÃO POLÍTICA DE UM GOVERNO GOLPISTA QUE DESTRÓI O SERVIÇO PÚBLICO E A CARREIRA DOS SERVIDORES PÚBLICOS!
Endereço:
R. Pedro Vicente, 625 - Canindé, São Paulo - SP, CEP: 01109-010
Email:
[email protected]
Telefone: (11) 3228-7208
Celular: (11) 98377-0337