NOTA DE REPÚDIO | JOVEM PAN DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA TENTA INTIMIDAR PROFESSOR DO IFSP COM CALÚNIAS, NÃO PASSARÃO!

Durante a edição regional do programa “Jornal da Manhã” de São João da Boa Vista (SP), veiculada no dia 21 de outubro, os radialistas dispuseram de cerca de dez minutos para denunciar e comentar uma suposta atitude do professor de Filosofia do câmpus do IFSP localizado na cidade. Nas palavras dos comunicadores, o docente “ameaçou punir severamente os estudantes que divergiam politicamente”. Segundo o relato, o episódio qualificado repetidas vezes como “lamentável” chegou a ser alvo de uma intervenção policial com a presença de representantes do cartório eleitoral.

Que a Jovem Pan é um veículo notoriamente conhecido como bolsonarista não há dúvida ou tampouco novidade. Apesar de não citar diretamente o nome do servidor, e performar uma falsa imparcialidade ao dizer “tanto faz se o professor defende o candidato A ou B”, o radialista incita um discurso de ódio que há tempos toma conta do debate público no Brasil. Parece óbvio que uma empresa que representa um desserviço ao jornalismo no país, propagadora de notícias falsas, que divulga e promove opiniões da extrema-direita e de figuras estranhas ao ambiente intelectual saudável, sinta-se incomodada com a livre manifestação de pensamento e pluralidade de ideias no Instituto Federal.

A Jovem Pan não cita o nome do professor, mas para nós do Sinasefe-SP é uma honra mencionar HÉLIO RIOS em letras maiúsculas na presente nota. Hélio é fundador do nosso sindicato e se enquadra no rol de estudiosos que lutam o bom combate e estão do lado certo da história. Por este motivo, é questão de orgulho reafirmar que por mais difícil que seja a luta, por mais mentirosos e vis que sejam os ataques, estamos mais do que nunca unidos na defesa da democracia. Não passarão!