Na manhã de segunda, o IFSP sediou uma Audiência Pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Em pauta, a tentativa unilateral da diretoria do campus de ceder o Bosque, como é chamado o espaço de convivência utilizado pela comunidade escolar, para a GCM.
A situação que se arrasta sem solução e sem que a comunidade seja ouvida e respeitada havia sido compartilhada com a parlamentar Sâmia Bomfim (Psol) em visita recente ao campus a convite do comando local de greve. Além da deputada, outras duas parlamentares também participaram da Audiência e se colocaram à disposição do movimento sindical e estudantil para resolver o impasse, a vereadora Luana Alves e a co-deputada do @sppretas Letícia Chagas, ambas do PSOL.
O professor Rogério de Souza, coordenador estadual do Sinasefe-SP, lembrou de várias etapas da negociação com a direção do campus para que não somente o Bosque fosse preservado, mas também pela permanência da sede do sindicato dentro da Instituição. Rogério lamentou também a ausência do diretor Alberto Akio Shiga na Audiência. “A gente está diante de um projeto muito maior de militarização da educação brasileira e falta de autonomia das instituições de ensino. Nós não somos contra os agentes de segurança, nós queremos proteção no entorno, mas nós não aceitamos militares dentro da nossa instituição”.
A íntegra da Audiência Pública Externa: em defesa do Bosque do IFSP Campus São Paulo pode ser vista AQUI.
Seguimos na luta em defesa do IFSP! O bosque é nosso!
Fotos: Equipe Sâmia Bomfim (Flickr).
Endereço:
R. Pedro Vicente, 625 - Canindé, São Paulo - SP, CEP: 01109-010
Email:
[email protected]
Telefone: (11) 3228-7208
Celular: (11) 98377-0337