“O país assiste, nos últimos cinco anos, mudanças estruturais na Educação, com relevo para Reforma do Ensino Médio (13.415/2017), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Diretrizes do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Comparando-se ao decênio anterior, conclui-se que a Educação brasileira, com destaque para o Ensino Médio, sofre retrocessos nas suas políticas inclusivas e de caráter humanista”, aponta a introdução da nota assinada por consultoras e consultores dos Currículos de Referência da Educação Básica do IFSP.

Os educadores destacam que a proposta de reformulação dos cursos técnicos integrados de Edificações e Informática do câmpus Campos do Jordão, apresentada dia 4 de março, contradiz as normativas fundantes dos Institutos Federais e o seu último Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023). As propostas recorrem, insistentemente, às novas “Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica”, documento não incorporado pela nossa Instituição, para justificar a redução da carga horária. Texto também alerta sobre o prejuízo em relação aos componentes curriculares que não serão ofertados para os estudantes, com destaque para Artes, Educação Física, História, Geografia, Biologia e Química.

LEIA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA: Nota sobre a reformulação dos cursos integrados de Edificações e Informática