O Comando Estadual de Greve do SINASEFE-SP e o Diretório Central dos Estudantes do IFSP vêm manifestar seu repúdio ao Ofício 71/2024 da Pró-Reitoria de Ensino do IFSP, relativo a orientações sobre as atividades de aula durante a greve.

O ofício desrespeita o Termo de Acordo Prévio sobre Reposição de Greve, resultado da negociação entre a Seção São Paulo do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Técnica e Tecnológica – SINASEFE e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, assinado em 29 de março de 2024.

Além disso, igualmente desrespeita o informe resultado do diálogo entre o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Técnica e Tecnológica – Seção São Paulo e a Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo sobre a dinâmica de controle de frequência, avaliação e alteração de horário de aula durante o período da greve, publicado em 13 de maio de 2024.

O documento também deixa a cargo exclusivo de docentes a antecipação de aulas não ministradas, sem diálogo com estudantes e técnicos.

Trata-se, portanto, de um ataque ao exercício de direito de greve de servidoras e servidores federais, causando complicações no planejamento das reposições e potencialmente provocando maiores dificuldades aos estudantes.