NOTA DE REPÚDIO | Contra a ação policial, por ordens da prefeitura municipal de Caraguatatuba, à Plenária com Fernando Haddad
Na última quinta-feira, 7 de julho, foi organizado em Caraguatatuba um evento que contou com a presença do professor Fernando Haddad (USP), ex-ministro da Educação (2005-2012) e pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores. A plenária, iniciativa de movimentos sociais da região, teve como tema a importância da educação, ciência e tecnologia, com destaque para a criação dos Institutos Federais, política pública que beneficiou o Litoral Norte com a implantação do IFSP Caraguatatuba em 2008.
O evento, iniciado em um espaço privado da cidade, foi impedido de acontecer após a intervenção de fiscais da prefeitura municipal de Caraguatatuba acompanhados pela Polícia Militar do Goveno do Estado de São Paulo, do também pré-candidato à reeleição, Rodrigo Gracia (Democratas).
É inaceitável que, sob retóricas burocráticas, os aparelhos municipal e estadual sejam utilizados para impedir que um pré-candidato exponha suas ideias à população. Tal ação representa um perigoso precedente às véspera de uma eleição já marcada pelo ataque ao voto, às urnas, às instituições e ao próprio regime democrático. O episódio nivela prefeitura e governo estadual ao patamar do autoritarismo característico do governo Bolsonaro.
O Sinasefe-SP, sindicato que representa os trabalhadores do IFSP, manifesta publicamente repúdio à ação arbitrária e antidemocrática praticada pela gestão municipal do prefeito Aguilar Júnior (MDB), com apoio da Polícia Militar. Manifestamos ainda, incondicional solidariedade aos servidores do IFSP Caraguatatuba envolvidos na organização do evento, bem como ao Diretório Municipal do PT Caraguatatuba e a toda população por vivenciarem esse vergonhoso ataque aos direitos e liberdades.
Endereço:
R. Pedro Vicente, 625 - Canindé, São Paulo - SP, CEP: 01109-010
Email:
[email protected]
Telefone: (11) 3228-7208
Celular: (11) 98377-0337