O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Seção São Paulo (Sinasefe-SP) manifesta profundo pesar e indignação diante dos trágicos acontecimentos ocorridos nesta sexta-feira, 28 de novembro de 2025, na unidade Maracanã do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), que ceifaram a vida de duas servidoras vítimas de feminicídio, Allane Matos e Layse Pinheiro.

Não há palavras que deem conta da dor de familiares, colegas de trabalho e estudantes. A violência que adentra espaços de ensino não atinge apenas indivíduos: ela ataca toda a comunidade educativa, desrespeita a memória das vítimas e fere valores essenciais como solidariedade, convivência e respeito. Ambientes educacionais devem ser lugares de proteção, vida, conhecimento e liberdade — jamais espaços de medo.

É estarrecedor, ainda, a informação das investigações preliminares que apontam a motivação do crime: o atirador, que também era servidor da unidade e estava afastado de forma cautelar, não aceitava ser chefiado por uma mulher.

O Sinasefe-SP se solidariza integralmente com o CEFET-RJ, seus(suas) servidores(as), estudantes e familiares das vítimas. Que encontrem força, acolhimento e apoio neste momento tão devastador.

Reafirmamos nosso compromisso de enfrentar todas as formas de violência, especialmente a violência de gênero, e de defender a dignidade humana, a vida e a segurança de quem compõe nossas comunidades acadêmicas. Seguiremos vigilantes e atuantes para que tragédias como esta não se repitam.

São Paulo, 29 de novembro de 2025.