Nota de esclarecimento da Coordenação Funcional: horizontalidade nas relações entre trabalhadores/as
No ponto de Informes da última Assembleia Geral Extraordinária (AGE), em 22 de novembro, um dos sindicalizados reclamou da demora na devolutiva do sindicato sobre um Processo Administrativo Ético (PAE). Averiguado logo em seguida que não havia e-mail do servidor sobre o assunto, a Coordenação Funcional solicitou imediatamente um print da data do envio e, uma vez constatado o endereço errado, solicitamos o reenvio para o endereço correto.
Entretanto, entendendo que a questão foi levada à Assembleia como questionamento dos trâmites administrativos cotidianos, o que acabou expondo nossos trabalhadores, a gestão “A unidade se constrói com resistência e luta” esclarece aos filiados/as que todas as solicitações que chegam ao sindicato pelas vias adequadas, amplamente divulgadas em nossos canais de comunicação, são prontamente respondidas pelos nossos trabalhadores e dentro do prazo de urgência de cada caso.
Por isso, aproveitando a ocasião e enfatizando o comprometimento dos funcionários do sindicato nesse processo e em suas atividades cotidianas, a Coordenação Funcional reforça a necessidade de mantermos sempre uma posição de respeito por todo e qualquer trabalhador, evitando ações que possam se caracterizar como assédio, tanto presencialmente, como em assembleias ou em meios de comunicação digitais.
Não é a primeira vez que atividades e condições de trabalho dos funcionários do nosso sindicato são colocadas em xeque. Durante a discussão sobre a mudança do prédio da sede, foram sugeridos contêiners como possíveis locais para desenvolver as atividades administrativas até a nova sede ficar pronta. Sorteios on-lines, a partir de sistema eletrônico de ampla divulgação e utilização, são apontados como duvidosos, desconfiando-se, no limite, da seriedade dos organizadores do processo de sorteio.
É necessário buscar manter uma relação de horizontalidade nas interações com o conjunto da classe trabalhadora da qual participamos e que defendemos enquanto sindicato. E, consequentemente, um fraternal cuidado para não se pôr em xeque a qualidade, a lisura e o comprometimento de trabalhadores como todos nós, garantindo assim um ambiente de trabalho essencial às condições de trabalho pelas quais lutamos enquanto sindicato. Não dá para exigir o cumprimento de direitos historicamente conquistas pela classe trabalhadora junto à gestão do IFSP e ao governo federal e, ao mesmo tempo, desrespeitar os direitos dos funcionários do sindicato.
Informamos ainda, que para atender as demandas com melhor comprometimento e qualidade, recentemente a Coordenação Funcional propôs a necessária substituição do escritório jurídico, fazendo uma reestruturação completa de seu atendimento, inclusive repensando sua relação com nosso administrativo, e estamos certos de que os resultados têm sido bastante satisfatórios.
Essa Coordenação seguirá aperfeiçoando nossos trabalhos sindicais junto com seus funcionários sem os quais não haveria sindicato operante, mas solicitamos que toda dúvida sobre encaminhamentos administrativos e jurídicos sejam resolvidas na esfera apropriada, por meio de e-mail, telefone ou comparecimento à sede, inclusive como forma de valorizar e respeitar o trabalho árduo e consistente dos nossos trabalhadores.
São Paulo, 29 de novembro de 2022.
Coordenação Funcional do SINASEFE-SP
Endereço:
R. Pedro Vicente, 625 - Canindé, São Paulo - SP, CEP: 01109-010
Email:
[email protected]
Telefone: (11) 3228-7208
Celular: (11) 98377-0337