Até o momento, o governo federal não esclareceu de que forma a transferência massiva de dados dos trabalhadores das instituições federais para um servidor da IBM – localizado nos Estados Unidos – se enquadra dentro do que prevê a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei n. 13.709/2018), bem como de diversos outros dispositivos legais do país relacionados à segurança e à governança da informação, sobretudo aquela relacionada a servidores do Estado e que poderiam configurar risco à segurança nacional.

São muitas as dúvidas sobre quais os usos serão feitos dos dados coletados. Para debater este tema, a Coordenação de base do Câmpus Cubatão em conjunto com a Coordenação Funcional do Sinasefe-SP, convidam a comunidade acadêmica para um debate que será realizado dia 30 de setembro (quinta-feira), às 18 horas através do Canal Imprensa Sinasefe-SP do Youtube (link abaixo) e também da página do sindicato no Facebook.

Palestrantes:

Ana Elisa Ferreira: Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Mestre em Educação pela mesma instituição. Professora do IFSP. Pesquisa capitalismo de vigilância, governamentalidade algorítmica e plataformização da educação na perspectiva da análise de discurso e da mediologia. Autora do e-book “Sistemas de gerenciamento de aprendizagem e as imagens do professor no século XXI” e de “Ciberespaço e a prisão do corpo: materialidade e resistência à virtualização em Neuromancer” em Língua, linguagens, interfaces, coleção Polifonia.

Sérgio Amadeu da Silveira: É professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC). Consultor de Comunicação e Tecnologia. Pesquisa as relações entre comunicação e tecnologia, práticas colaborativas na Internet e a teoria da propriedade dos bens imateriais. Desenvolve trabalhos nos seguintes temas: exclusão digital, tecnologia da informação e comunicação, sociedade da informação, economia informacional, cidadania digital e Internet. É parecerista AD-HOC da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Rogério Tadeu da Silva: Técnico em Processamento de Dados pela ex-ETFSP, atual IFSP. Doutor, mestre e bacharel em Administração pela FEA/USP. Coordena grupos de estudos no IFSP sobre Governança na Administração Pública Municipal (GEGAPM) e sobre Soluções Emergentes de Tecnologia da Informação e Comunicação (GESETIC), esse último em parceria com a Fatec São Roque. Presidente do NDE/BAD e da CEIC/ADM. Líder do grupo de pesquisa EIARH. Membro associado da ANPAD. Vice-presidente do MTPE-SP.