LIVE: REFORMA DO ENSINO MÉDIO E OS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

15 de março (terça-feira)
19 horas

Diante de uma reforma que muda radicalmente o rumo da educação pública brasileira, é necessário aprofundar o debate sobre as reais consequências da aplicação deste projeto, em especial nos Institutos Federais, e questionarmos se há como construir e fortalecer uma organização coletiva para viabilizar a resistência ativa contra os retrocessos.

Para debater tais questões, o Sinasefe-SP convida a comunidade escolar para um debate online dia 15 de março (terça-feira), às 19 horas, com a participação dos professores Ana Corti (IFSP), Débora Goulart (Unifesp) e Mauro Sala (IFSP). Maíra Martins, coordenadora estadual do nosso sindicato, será a mediadora da atividade, que contará com tradução simultânea em libras. Participe!

Acompanhe ao vivo no Canal Imprensa Sinasefe-SP do Youtube e também no Facebook do nosso sindicato:

Palestrantes

ANA CORTI: Graduada e licenciada em Ciencias Sociais pela USP, mestre em Ciências Sociais pela UFSCar e doutora em Educação pela USP. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus São Paulo. Sua experiência de pesquisa concentra-se na área de Sociologia e Educação com ênfase nas seguintes temáticas: ensino médio, políticas educacionais e juventude.

DÉBORA GOULART: Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado em Sociologia e doutorado em Ciências Sociais. Desde 2014 é professora do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp e atua na Rede Escola Pública e Universidade (REPU). Têm se dedicado a temas como movimentos sociais, condição docente e classes sociais, ensino de Sociologia e políticas educacionais.

MAURO SALA: Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais (FCL-UNESP), mestrado em Educação Escolar (FCL-UNESP) e doutorado em Educação (FE-UNICAMP). É professor de Sociologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Hortolândia.

Saiba mais! Referências e sugestões de leitura sobre o tema 

Os palestrantes disponibilizaram artigos, notas técnicas e referências de materiais publicados na academia e também na imprensa sobre a Reforma do Ensino Médio – e assuntos relacionados – para subsidiar o debate e ampliar o acesso aos argumentos sobre o tema. O Sinasefe-SP reuniu os links, confira e ajude a compartilhar!

 

REPU: Pesquisa Fapesp – Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista.

https://www.repu.com.br/pesquisa-fapesp

 

A farsa do ensino médio self-service, por Débora Goulart e Fernando Cássio – Le Monde Diplomatique Brasil

https://diplomatique.org.br/a-farsa-do-ensino-medio-self-service/

 

Ensino médio nem-nem, por Fernando Cássio – Carta Capital

https://www.cartacapital.com.br/opiniao/ensino-medio-nem-nem/

 

O desmonte do ensino médio já está acontecendo, por Fernando Cássio – Carta Capital

https://www.cartacapital.com.br/educacao/o-desmonte-do-ensino-medio-ja-esta-acontecendo/

 

O PROEJA no IFSP diante das políticas curriculares para o Ensino Médio, por Jarina Rodrigues Fernandes, Ana Paula Corti, Michelle Chaves da Silva – Revista e-Mosaicos (CAp-UERJ)

https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/46487

 

Política e significantes vazios: uma análise da Reforma do Ensino Médio de 2017, por Ana Corti – SciELO Brasil

https://www.scielo.br/j/edur/a/sg3HGWqjwdRD5sk5v3Kc5sb/?lang=pt

 

A Reforma do Ensino Médio e a Educação Profissional, da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a Educação Profissional, por Evaldo Piolli e Mauro Sala – Revista Exitus

http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1543/995

 

Lei 13.415/17 – o alijamento da disciplina filosofia do ensino médio, o mais recente movimento pendular na educação básica brasileira, por Anderson Alves Esteves – Cognitio-Estudos: revista eletrônica de filosofia

https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitio/article/view/46444

 

A concomitância intercomplementar é um Cavalo de Tróia para o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio e para os Institutos Federais!

 

Breve consideração sobre a reestruturação dos cursos integrados no IFSP: a questão da carga horária

 

Breves considerações sobre a reestruturação dos cursos integrados no IFSP: ainda sobre a questão da carga horária – SEGUNDA PARTE