DIREITO À VIDA: Manifesto pela Vacinação Pública

Até o momento presente, estimam-se cerca de 2 milhões de mortos e 86 milhões de infectados em todo o planeta pelo coronavírus. E uma segunda onda desta pandemia, que promete ser pior ainda que a primeira, começa a atingir a humanidade. Não bastasse, foram observadas mutações de relevância no código genético do vírus. O Reino Unido e a África do Sul anunciaram que novas cepas foram identificadas e podem apresentar padrões altos de transmissão e maior poder de letalidade.

A velocidade com que se propaga este vírus e a necessidade de combatê-lo não permitiram ainda mensurar as sequelas dos sobreviventes, mas, sem dúvida, existe a possibilidade de serem devastadoras do ponto de vista patológico e psicossocial – como é o caso das inúmeras crianças que se tornaram órfãs em 2020.

Neste cenário de emergência sanitária, mais de 40 países de vários continentes já deram início a processos nacionais de vacinação e outros estão se mobilizando neste sentido. Na América Latina, Argentina, Chile, Costa Rica, Cuba, Venezuela e México, correndo contra o tempo, montaram seus programas de vacinação.

No Brasil, são 200 mil mortos e 7.7 milhões de infectados – com projeção de crescimento -, conforme dados oficiais, cuja precisão tem suscitado questionamentos, devido à adoção de uma metodologia muito particular de notificação das mortes.

E não há sinal sequer de uma atuação do Governo Federal na direção do controle da pandemia. A própria cúpula do governo desenvolveu uma cultura de negação da gravidade do novo coronavírus e, ignorando a modernização das instituições sanitárias brasileiras, emitiu e valorizou opiniões leigas na formulação de medidas estratégicas do controle de doenças infecciosas. Caminhando, pois, na contramão da ciência, fez uso da ideologia para indicar medicamentos sem eficácia cientificamente comprovada para o controle do Covid-19. E, em vez de defender as medidas profiláticas pactuadas globalmente como necessárias para o controle da transmissão do vírus, como o uso de máscaras e distanciamento social, produz mau exemplo e confusão no seio da sociedade civil, promovendo e incentivando aglomerações e delas participando. Enquanto governos responsáveis de outros países conduziram a testagem em massa como uma medida efetiva para o controle da transmissão, o que aqui se deu foi o desperdício de milhões de testes sorológicos para o diagnóstico da patologia que custaram outros milhões aos cofres públicos: foram subutilizados ou perderam a validade.

O resultado disto é o aumento do descrédito quanto a campanhas de imunização. Não chega a reproduzir a reação da histórica Revolta da Vacina anti-varíola de 1904, mas faz cair ainda mais a posição que o Brasil alcançou num passado recente: uma das maiores taxas de cobertura vacinal no mundo, chegando a 99,7% de imunizações. Desde a PEC 95 (Emenda Constitucional que congelou por 20 anos o orçamento da saúde e educação), somadas às demais políticas de corte e desmonte do SUS (como os ataques à Atenção Básica pelo Programa Previne Brasil do atual governo), os números falam por si só e revelam um verdadeiro decréscimo nas taxas de cobertura vacinal entre as crianças. O Programa Nacional de Imunização indicou que, em 2019, as coberturas para a BCG (tuberculose) e poliomielite se mostraram inferiores quando comparadas com as taxas de 20 anos atrás e o Brasil perdeu seu certificado de “país livre do sarampo” para o mesmo período.

A situação é gravíssima e a absoluta indiferença demonstrada pelo governo brasileiro coloca em risco a vida dos milhões de cidadãos deste país. A necessidade de combater isto é urgente. É preciso acionar todos os meios para esclarecer todos e cada um sobre a prevenção e a gravidade da situação que ora a população enfrenta. Este quadro exige dos profissionais da saúde forte pressão para que o Governo Federal centralize decisões e atue rápida e urgentemente no controle da pandemia do Covid-19, que tome para si a responsabilidade de articular, através do seu Ministério da Saúde, uma Campanha Nacional na qual está implícito um Programa de Vacinação Público que produza contenção da gravidade da doença e evite números cada vez maiores de óbitos no país.

Este é um manifesto de profissionais da saúde unidos para constituir uma Frente pela Vacina que conclama outros do setor a se unirem para a retirada de uma ação nacional organizada de forma centralizada pela vacinação da população do país. Trata-se de medida imediata. As entidades, instituições, profissionais e todos os setores envolvidos responsavelmente com a saúde neste nosso país que assinarem este manifesto marcarão posição em defesa à vida e à contenção da doença no país.

Nunca é demais ressaltar que esta Frente seguirá os princípios básicos de respeito dos seus membros entre si (não impondo e, sim, recomendando e trabalhando para que suas recomendações sejam levadas em consideração) e de autonomia de cada um deles na criação de táticas (desde simples abaixo-assinados, passando por artigos na imprensa, entrevistas, conferências, declarações nas mídias em geral até informação através de cartazes ou panfletos) para cumprir com a estratégia estabelecida – que não é outra senão a de um Programa de Vacinação em favor da vida, levando em consideração o monitoramento da sociedade civil para que assim o seja.

Assinam esse manifesto:

 Entidades

Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia – CE

Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia – Nacional

Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia – SP

Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde – BRAPEP

Associação Brasileira de Saúde Mental – Abrasme

Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais – ABRATO

Associação Paulista de Saúde Pública

Associação Paulista de Saúde Pública – Núcleo Ribeirão Preto

Associação Paulista de Saúde Pública – Núcleo São José do Rio Preto

Coletivo Primeira Oposição Saúde –SP

Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde – CONACS

Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo

Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo – regional RP

Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP

Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP

Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Grupo de Estudos de Administração e Economia em Saúde– FEARP/USP

Instituto Silvia Lane –  Psicologia e Compromisso Social

Laboratório de Saúde Coletiva da UNIFESP – LASCOL

Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – Nacional

Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – Morhan – Tocantins

Rede Nacional de Médicos Populares

Sindicato dos Agentes Comunitários da Saúde do Estado de São Paulo

Sindicato dos Médicos de São Paulo – SIMESP

Sindicato dos Servidores e Trabalhadores Públicos em Saúde, Previdência e Assistência Social no Estado de São Paulo – Sinsprev – subsede Barretos

Sindicato dos Servidores e Trabalhadores Públicos em Saúde, Previdência e Assistência Social no Estado de São Paulo – Sinsprev – subsede São José do Rio Preto

Sindicato dos Servidores e Trabalhadores Públicos em Saúde, Previdência e Assistência Social no Estado de São Paulo Sinsprev – Estado de São Paulo

Sindicato dos Servidores Municipais de São José do Rio Preto – Setor Saúde do Sindsep -RP

Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo – Setor Saúde do Sindsep SP

Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz- ASFOC SN

Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo – Sindsaúde SP

Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo – Sub-sede Campinas

Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Estado de São Paulo – Sub-sede Lins

Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo – Sub-sede São José do Rio Preto

 

Trabalhadores

Adriana Cristina Cunha – Técnica de Enfermagem

Adriana Monguine – Sindsaúde Campinas

Akinyele Kayode Ferreira Barbosa – Médico da ESF

Alessandra Moreno Maestrelli – Psicóloga/Psicanalista

Alexandre Padilha – Médico Infectologista e ex-Ministro da Saúde

Alina Habert – Médica

Ana Mercês Bahia Bock – Psicóloga e Professora da PUC-SP

Ana Paula Ortunho – Estudante de Medicina UNIARA

Ana Silvia B. Silveira – Médica

André Bonifácio – Estudante de Medicina da UBA – Argentina

Andreia Galassi – Professora da UnB e Coordenadora do Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas

Aniceta Izilda – Técnica de Enfermagem (aposentada) – Servidora Pública do Estado de São Paulo

Arlindo Rodrigues da Cruz Júnior – Diretor Regional do Sindsaúde-SP Lins

Arruda Bastos – Médico/ ABMMD- CE

Artur Custódio – Morhan Nacional

Ary Blinder – Psiquiatra

Beatriz Brambila – Psicóloga

Bernardo Boris Jorge Vargaftig – Médico e Professor de Farmacologia da ICB/USP

Bruno Carvalho – Psicanalista

Camila Viviane Lui de Sousa – Terapeuta Ocupacional, Especialista em Saúde Mental e Direitos Humanos

Carlos Crispim Alves de Souza – Médico

Carlos Eduardo Pierangelo – Médico

Carolina P. Castin – Médica

Célia Lima – Servidora Pública da Saúde – RP

Clarice Paulon – Psicóloga/Psicanalista

Claudia Monteiro – APSP

Claudimar Jabá – Médico Generalista da Atenção Básica da PMRP, Professor de Saúde da Família da Estácio Ribeirão Preto, Membro e Diretor Conselheiro do CEBES.

Claudio Francisco Alves – Médico

Claudio José Machado – Servidor Público/ Sinsprev

Clédina Maria Cândio – Assistente social da Saúde

Cristiane Calvo – Psicóloga, Servidora Pública do TJ-SP e Diretora da Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos do TJ-SP

Cristina Bortolheiro – Médica

Dalila Viana de Freitas – Coordenadora do Núcleo Ribeirão Preto da APSP

Denise Fontes – Médica

Edson Carlos Fedelino – Diretor Regional do Sindsaúde-SP Ribeirão Preto

Eduardo Aparecido Franco – Diretor Regional do Sinsprev

Elisa Zaneratto Rosa – Psicóloga e Professora da PUC-SP

Evelyn Lepka – Médica

Fabiana Gatiere – Enfermeira e Estudante de Medicina da Universidade Nacional do Rosário na Argentina

Fabiana Lucena – Enfermeira e Professora da Escola Estadual de Saúde do Estado de São Paulo

Fernanda Casemiro Basílio – Agente Comunitária de Saúde

Gabriela Arantes Wagner – Farmacêutica e Professora Adjunta II do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo

Gilmar Araújo Jr. – Farmacêutico e Especialista em Saúde Pública

Gisele Schmidt – Enfermeira da Cassi- Banco do Brasil

Giulio Cesare – Médico

Glacia Maria dos Passos- Auxiliar Administrativa (aposentada) – Servidora Pública do Estrado de São Paulo

Gustavo Tenório Cunha – Médico e Membro do Departamento de Saúde Coletiva da UNICAMP

Herbeni Cardoso Gomes – Médico

Hugo Ramón Barbosa Oddone – Psicólogo, Professor Convidado pela UNIFESP, Mestre e Doutor em Ciências: Educação e Sáude na Infância e Adolescência

Hugo Winter Paulino –  Psicólogo – CAPS Adulto em São Paulo

Ilda Angélica Correia – Agente Comunitária de Saúde e Presidente da CONACS

Iris Vinha – Enfermeira e mebro/coordenação da APSP

Isamara Graça Cyrino de Gouvea – Médica

Ivadir de Souza – Diretor Regional do Sinsaúde -SP e Membro da CMP Noroeste Paulista

Jorge Kayano – Médico Sanitarista

José Carlos Lopes – Médico Sanitarista e Professor do Departamento de Saúde Coletiva da FAMERP

José Jailson – Agente Conunitário de Saúde e Diretor do Sindicato de Agentes Comunitário do Estado de São Paulo – SINDICOMUNITÁRIO-SP

Joseane Franco – Enfermeira e membro a Morhan – Palmas – TO

Júlio Cesar – Economista e Pesquisador da Área da  Saúde do Trabalhador

Juventina de Jesus Silva Camargo – Técnica de Enfermagem – Serrvidora Pública da Saúde do Estado de São Paulo

Karina Felipe Monezi Pontes – Médica Ginecologista e Obstetra

Kleber Pereira – Psicólogo

Lavínia Del Roio – Fisioterapeuta

Leandro Fonseca – Médico Pediatra

Leonardo Cação – Médico

Lígia Mendes – Psicóloga

Lígia Schiavon Duarte – Pesquisadora em Economia da Saúde

Lígia Tigani – Médica

Lorrayne Carolina Martins – Enfermeira do Hospital Regional de Paraíso do Tocantins Dr. Alfredo Barros

Luciana Freitas – Farmacêutica

Luciana Nobile – Médica

Luciano Portante – Médico

Luciano Portante – Médico

Luiz Carlos Dias – Químico e Professor da UNICAMP – Força Tarefa de Combate ao Covid 19 UNICAMP

Luiz Henrique Oliveira – Médico

Luiza Soleman Maritan – Estudante de Psicologia

Lumena Almeida Castro Furtado – Laboratório de Saúde Coletiva da UNIFESP

Marcela Maria Carvalho Pontes – Médica ESF

Márcia Aparecida da Mota – Enfermeira

Márcia Fernandes – Médica ESF e Professora do Centro de Saúde Escola/FMUSP

Márcia Muniz – Assistente Social da Saúde

Márcio Mauês – Médico

Marcos Boulos – Médico Infectologista

Marcos Montani Caseiro – Médico Infectologista, Professor da FCMS e ex-Secretário de Saúde de Santos-SP

Marcos Sabino – Médico

Maria Aparecida dos Santos – Técnica Administrativa da Saúde – Servidora Pública do Estado de São Paulo

Maria Cecília Cordeiro Delltorre – Médica Sanitarista e Professora da Faculdade de Medicina de Marília – SP

Maria Cristina de Oliveira S. Miyazaki – Psicóloga e Professora da FAMERP

Maria Cristina Roque Barreiro – Médica e Professora USP/Ribeirão

Maria Elenice Vicentini – Enfermeira – Servidora Pública do Estado de São Paulo

Maria Elenice Vicentini – Enfermeira/ Servidora ública do GVS- RP e membro do Coletivo Feminista Lugar de Mulher é Onde ela Quiser

Maria Inês Amarante – Professora de Comunicação em Saúde UNILA

Maria Lúcia de Santana Gutemberg – Agente Comunitária de Saúde – CONACS

Mariana Pércia – Médica

Marília Gava – Médica

Marinalva de Jesus Alves Barreiro – Assistente Social da SMS Mirassol/ Membro do Coletivo Feminista Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser

Marlene Paulina da Silva – Técnica de Enfermagem

Marta Ramalho – Médica

Marta Maria Ferraz de Mattos – Médica Pediatra e Sanitarista

Mirela Rozza – Médica

Mônica Bandeira – Enfermeira e Professora da PUC – Palmas – TO

Mônica Costa – Fisioterapêuta – Saúde Coletiva – TO

Paulo Cesar Sampaio – Psiquiatra

Paulo Eduardo Truglio Alvarenga – Médico

Paulo Henrique Scrivano Garrido – Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz

Pedro Ambra – Psicólogo/ Psicanalista

Pedro Tourinho – Médico

Priscilla Santos de Souza – Psicóloga/Psicanalista

Priscilla Viégas – Terapêuta Ocupacional e membro da ABRATO

Rafael Affini – Médico

Raul Aragão Martins – Psicólogo e Professor da UNESP

Renata Pamplona Novaes de Oliveira – Médica, Especialista em Saúde Pública e Gestora Hospitalar

Roberto Tykanori Kinoshita – Médico Psiquiatra e Professor da UNIFESP

Rosa Lúcia Rocha Ribeiro – Enfermeira Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde e Cidadania UFMT

Rosalina Santa Cruz – Professora da PUC, Assistente Social, atuou junto a reinserção social de usuários de drogas – Políticas Municipais de Saúde da cidade de São Paulo

Rosemere Andreazza – Médica e Professora da UNIFESP

Sandra Agostinho – Fonoaudióloga

Sandra Murrilho – Técnica de Enfermagem

Sheila Giardini Murta – Psicóloga, Professora da UnB e Membro da BRAPEP

Silvia Carla Sousa Rodrigues – Médica Pneumologista – Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo – IAMSPE

Talita Fabiano de Carvalho – Psicóloga e membro do CRP-RP

Talita Santos Campos – Enfermeira

Tânia Rodrigues – Dentista da Saúde Pública

Tereza Cristina Bortolheiro – Médica Hematologista e Patologista Clínica do Hemocentro da Santa Casa de São Paulo

Tiago Carvalho Pontes – Médico Pediatra Intensivista

Ubiratan de Paula Santos – Pneumologista e Professor da USP

Vagner Gilioti Junior – Médico

Vânia Alberto – Técnica de Enfermagem da ESF

Vilma Mota – Gestora Social e aposentada da ESF

Viviana Gagliardi – Assistente Social da Saúde – Servidora Pública Municipal

Zilda – Técnica de Enfermagem, Graduada em Administração e Especialista em Gestão de Saúde e Adm. Hospitalar – Palmas TO

Zulmira Meireles – Assistente Social da Vigilância Epidemiológica DST/AIDS

 

Apoiadores

Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – UNESP

Comitê de Defesa do Hospital Sorocabana

Fórum Popular da Natureza

Sinasefe-SP

Frente de Lutas das Trabalhadoras e Trabalhadores do Noroeste Paulista

Coletivo Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser – São José do Rio Preto

 

Baixe em formato PDF: Direito à Vida_ Manifesto pela Vacinação Pública