FRIDA KAHLO | Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón nasceu em 6 de julho de 1907, na Cidade do México. Ela cresceu no período da Revolução Mexicana, que durou de 1910 a 1920, convivendo com tiroteios e batalhas entre camponeses. Por esse motivo, ela se dizia “filha da Revolução”. No dia 13 de julho, em 1954, faleceu com apenas 47 anos. Oito dias antes de morrer, ela escreveu seu nome e a frase “Viva la vida” em seu último quadro, que ganhou o mesmo título.
Revolucionária marxista, ficou marcada por transformar sua dor em arte e inspirar o movimento feminista latino-americano ao desafiar os padrões da época, em espaços majoritariamente masculinos. Ela retratou nos quadros suas dores e explorou temas como o casamento, bissexualidade, maternidade e o aborto.
Nesta data, resgatamos sua memória por identificar a contribuição para o avanço do debate de opressões e gênero no âmbito do Sinasefe-SP. Tema de extrema relevância no que se refere à construção de um sindicato democrático, representativo e que combata as disparidades de gênero na sua estrutura interna, bem como no âmbito do IFSP. Frida é uma das referências para a construção de um mundo novo: livre do patriarcado, das desigualdades sociais, étnico-raciais e de classe. Compartilhamos das suas esperanças revolucionárias para o futuro. Venceremos!
Endereço:
R. Pedro Vicente, 625 - Canindé, São Paulo - SP, CEP: 01109-010
Email:
[email protected]
Telefone: (11) 3228-7208
Celular: (11) 98377-0337