WEBINÁRIO DA FRENTE NACIONAL POR UM PNLD DEMOCRÁTICO
Ciclo de Debates sobre o OBJETO 2 do Novo Plano Nacional do Livro Didático

O PNLD é o programa nacional para preparo e difusão de material didático, pedagógico e literário para as escolas públicas de educação básica, em todos seus segmentos: educação infantil, ensino fundamental (dos anos iniciais aos anos finais) e ensino médio. Em nossa compreensão, no entanto, o PNLD não se trata apenas da escolha do material didático e, desta forma, não pode ser uma consulta burocrática de preenchimento ao questionário digital, mas fruto de amplo debate e reflexão pedagógica.

Consideramos que o chamado OBJETO 2 – obras por área do conhecimento em substituição às disciplinas básicas – deve ser compreendido a partir da política estruturante em um contexto de desmonte da educação pública e democrática, orientando o preparo de materiais didáticos e do currículo escolar alinhados à BNCC e à Reforma do Ensino Médio, as quais combatemos.

Faz-se necessária a exigência de uma nova condução desse processo a partir do diálogo com nossas comunidades escolares e não mediante imposições que visam precarizar e privatizar a educação pública. Reivindicamos o conceito de criticidade transformadora da sociedade e a urgência de se popularizar a defesa da ensino público, gratuito, laico, de qualidade e socialmente referenciado.

Participe do Webnário da Frente Nacional por um PNLD Democrático! O Ciclo de Debates contará com 4 encontros entre os dias 26 de julho e 9 de agosto, sempre às 19 horas, com transmisão simultânea nas páginas do Facebook e Youtube da Frente e também de canais parceiros.

As inscrições devem ser realizadas através do formulário:
https://forms.gle/jWKunZ2heZXWNvH48

PROGRAMAÇÃO:

MESA 1: 26 de julho (segunda-feira) às 19 horas
Disciplinas Escolares ou Itinerários Formativos? Desafios da Inter[disciplina]ridade no Objeto 02 do Novo PNLD

Palestrantes:
– ROSIMERI DA SILVA PEREIRA: Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) vinculada ao Departamento de Fundamentos da Educação. Pedagoga, possui doutorado em História e Filosofia da Educação pela UNICAMP e é presidente do Fórum Contínuo de Assuntos Histórico-educacionais (FOCAHE).
– DALTON ALVES: Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação. Bacharel e Licenciado em Filosofia, mestre e doutor em Educação, na Área de Filosofia e História da Educação, com pesquisas nas áreas de Ensino de Filosofia, Trabalho e Educação, Pedagogia Histórico-Crítica.
– FLÁVIO SARANDY: Professor de Sociologia na Universidade Federal Fluminense – Campus Macaé – e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ.