Em 2022 temos um reencontro marcado com as lutas e mobilizações da classe trabalhadora já para janeiro: de 26/01 a 30/01, será realizado, em Porto Alegre-RS, o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD), que será um evento de preparação para o Fórum Social Mundial (FSM) de 2022, que acontecerá no México.

Objetivos

O FSMJD pretende mobilizar a sociedade civil e os profissionais do direito para discutir medidas que possam resguardar o funcionamento do Estado Democrático de Direito em todos os países, tendo como foco principal a articulação de todas as organizações e movimentos sociais internacionais interessados em denunciar as práticas antidemocráticas de lawfare (uso das leis como uma arma política), que têm sido usadas na América Latina e em outras partes do mundo para subverter a democracia, suas instituições e os próprios Estados Nacionais como um todo.

Uma de suas principais iniciativas do FSMJD será a realização de um Tribunal Internacional para julgar a Operação Lava Jato no Brasil e atividades de debates sobre os Sistemas de Justiça em todo o mundo.

O FSMJD terá cinco eixos:

– Democracia, Arquitetura do Sistema de Justiça e as forças sociais;
– Sistema de Justiça, Democracia e Direitos de grupos vulnerabilizados;
– Capitalismo, desigualdades, relações sociais, mundos do trabalho e sistemas democráticos de Justiça;
– Democracia, Comunicação, tecnologias e Sistema de Justiça;
– Perspectiva transformadora do Sistema de Justiça e a centralidade da cultura nesse processo.

FÓRUM DAS RESISTÊNCIAS

Paralelo ao FSMJD, na mesma cidade (Porto Alegre-RS) e no mesmo período (26/01 a 30/01), teremos o Fórum Social das Resistências 2022, que será aberto com uma marcha, a partir das 15 horas de 26/01, possuindo como eixo principal o “Fora Bolsonaro!”. A concentração da marcha será no Largo Glênio Peres, com encerramento no Largo Zumbi dos Palmares, onde, às 20 horas, teremos diversas apresentações culturais.

SINASEFE estará presente! Participe!

Será uma oportunidade valiosa de organizarmos o sindicato e as seções para as lutas contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e contra o governo Bolsonaro. No que depender da nossa disposição, não haverá um novo mês de janeiro com Bolsonaro como Presidente da República após 2022!

Os representantes da seção São Paulo serão definidos na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) agendada para a próxima quinta-feira, 6 de janeiro, às 16 horas.

>>> Acompanhe as redes sociais do Sinasefe-SP para mais informações. Compartilhe nossos conteúdos, ajude a fortalecer o movimento sindical!