O Sinasefe-SP, em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), lança nesta segunda-feira, 08, uma pesquisa para compreender a realidade do assédio no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Todos os servidores e servidoras podem participar até o dia 30 de setembro, respondendo ao formulário disponibilizado pela entidade sindical. Clique aqui para preencher o formulário.
Das respostas enviadas, serão selecionados alguns casos para uma entrevista individual. Estas pessoas receberão todas as informações por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
A iniciativa busca levantar informações detalhadas sobre situações de assédio no ambiente de trabalho, a partir de entrevistas em profundidade. O objetivo é registrar vivências de trabalhadoras e trabalhadores, conhecer as condições de trabalho no IFSP e identificar desdobramentos decorrentes desses episódios. Os dados coletados resultarão em um relatório que será entregue ao Sinasefe-SP, servindo de subsídio para a atuação sindical no combate ao assédio.
A demanda pela pesquisa surgiu nos últimos congressos, assembleias, reuniões de grupos de trabalho e atividades de formação sindical organizadas pelo Sinasefe-SP. Nesses espaços, servidores e servidoras apontaram a necessidade de protocolos institucionais, políticas de acolhimento, suporte jurídico, formações continuadas, campanhas permanentes e de um estudo aprofundado sobre o tema.
A Coordenação de Combate ao Assédio e às Opressões do Sindicato, que já atua em diversas frentes, reforça que a pesquisa é um passo importante para compreender o fenômeno e construir estratégias eficazes de enfrentamento ao assédio no IFSP.
O Sindicato ressalta que todos os dados enviados serão tratados de forma sigilosa e respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Endereço:
Av. Cruzeiro do Sul, 755
Luz, São Paulo - SP, CEP: 01109-000
Email:
[email protected]
Telefone: (11) 3228-7208
Celular: (11) 98377-0337
