Nas últimas semanas, o Sinasefe-SP recebeu relatos de trabalhadores e membros da comunidade acadêmica sobre a falta de comunicação e transparência por parte das direções de alguns campi do IFSP. Infelizmente, a ausência de informações oficiais colabora para gerar insegurança, sobretudo quando notícias compartilhadas em redes sociais não podem ser checadas na mesma velocidade que são disseminadas.

É fundamental, nesse momento difícil que o Brasil e o mundo atravessam, que os órgãos gestores da educação coloquem em prática os preceitos e princípios da gestão democrática (art. 206, VI da CF-1988 e art. 14 da LDB) para que, através do diálogo com os profissionais da educação e a comunidade, ajustem soluções adequadas e realistas com vistas a amenizar os prejuízos impostos pela crise sanitária e suspensão do calendário escolar.

O Sinasefe-SP está à disposição para intensificar e colaborar com todos os meios de diálogo. Reforçamos a importância de iniciativas como videoconferências, lives, comunicados online e outros modos de socialização de informações. Vamos coordenar os nossos melhores esforços para atender as inúmeras contingências decorrentes da pandemia Covid-19, por tempo ainda não determinado.