No dia 30 de agosto, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC-MEC) anunciou para reitores e reitoras a intenção de reordenamento dos Institutos Federais e criação de novas 10 reitorias.

A proposta não resultará em novas matrículas e muito menos na inauguração de novos campi para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Também chamou a atenção a pressa para que os IFs tomem a decisão (somente 20 dias).

Alguns Institutos Federais realizaram debates, deliberaram no Conselho Superior e promoveram enquetes junto à comunidade. No IFSP o tema do reordenamento/divisão é tratado, até o momento, como fato consumado, cabendo aos servidores, servidoras e estudantes discutir detalhes, como o local das sedes das novas reitorias e o remanejamento dos campi em regiões fronteiriças.

Diante da desinformação, ansiedade e apreensão jurídica, o SINASEFE seção São Paulo realiza, de 17 a 22 de setembro de 2021, uma enquete para a comunidade interna do IFSP (estudantes, TAEs e docentes) opinar sobre o reordenamento/divisão do IFSP.

ACESSE O SITE DE VOTAÇÃO: http://divisaodoifsp.sinasefesp.org.br/

Para efeito de contagem oficial, serão consideradas apenas as respostas realizadas através do cadastro com e-mail oficial do IFSP, respeitando a confidencialidade dos participantes que optaram por não identificar o nome.

O resultado será divulgado no dia 23 de setembro de 2021 e encaminhado aos parlamentes do Congresso Nacional e à SETEC-MEC.

Saiba mais acompanhando o site e redes sociais do Sinasefe-SP!