Acesse a ata em formato PDF: _ATA AGE_26 DE NOVEMBRO DE 2020

Ata da Assembleia Geral Extraordinária do Sinasefe – SP – 26/11/2020

Aos vinte e seis dias do mês de novembro do corrente ano, reunidos em Assembleia Geral Extraordinária, via plataforma virtual Zoom, os sindicalizados e a Coordenação Funcional do Sinasefe-SP debateu seguinte PAUTA: 1. Informes; 2. Campanha de Mobilização contra a Portaria 983 (vídeos); 3. Encontro de avaliação do trabalho/aulas remotamente com trabalhadores, estudantes e pais do IFSP; 4. Mobilização para o Dia Nacional de Luta contra a Reforma Administrativa 09 e 10 de dezembro. Sob a coordenação da companheira Dione, a assembleia iniciou-se, por volta das 15 horas e 45 minutos. As presenças dos sindicalizados foram feitas através de google forms, o qual segue anexo a esta ata. No primeiro momento, fizemos os vários informes, estes trazidos por companheiros e companheiras de vários campi do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Márcio Alves (Campus São Paulo) e Jurandir (Campus Araraquara) trouxeram informes da Plena do Sinasefe, realizada no final de semana anterior a esta assembleia e, portanto, trouxeram as deliberações, tais como: Dia de luta nacional contra a Reforma Administrativa; próxima da PLENA será realizada no ano que vem; (Márcio e Jurandir); Dione (Campus Araraquara) nos informou que uma Pesquisa está sendo realizada sobre o trabalho remoto e solicitou que fosse feito um esforço para que respondamos o questionário, bem como, solicitar que outros servidores respondam também tal questionário; Tatiana (Campus São Paulo) trouxe a preocupação com/dos aposentados, pois estes, segundo o Vieira e o Donizete,  não estariam recebendo os e-mails de convocação para as Assembleias Gerais. Encerrados os informes, passamos para o segundo ponto da pauta: Campanha de Mobilização contra a Portaria 983 (vídeos). Dione e Marival (campus Hortolândia), membros da Coordenação Funcional, trouxeram a solicitação para que os servidores pudessem fazer vídeos para a campanha contra a Portaria, trazendo os pontos positivos dos Institutos Federais implantados no Brasil. Cedido espaço para a intervenção, algumas proposições foram trazidas: Confecção de um tutorial explicativo sobre a campanha (Jurandir); Criar um clima de oposição na campanha com relação à portaria Nº 4658, a qual deve ser liberada pela Reitoria, a qual prejudicará em muito o trabalho docente. Portanto, é preciso lutar pela não implementação e pela derrubada da tal portaria, para então e, a partir daí, lutar contra a portaria do MEC. (João Campinho); Barreto (campus…) salientou a importância da defesa do conceito do Instituto Federal e sobre a armadilha da privatização do Ensino que a reforma administrativa e a portaria 983 trazem para educação. Propôs que fossem feitos vídeos locais e depois juntassem as falas no vídeo único, e este apontasse o que cada IF realiza e como impacta na vida da localidade; A Tatiana (Campus São Paulo) trouxe a informação de um PDL 485 (segue link abaixo) já existente na Câmara dos Deputados e que pudéssemos realizar uma de apoio ao projeto contrário à portaria que já está colocado no Congresso. Divulgar o PDL 485 e enquete  link para a enquete: https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2265507. E aqui o link para o PDL: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2265507#tramitacoes; Também foi colocado por vários membros participantes que a confecção do vídeo seja feito de forma de um vídeo roteirizado, profissional que atinja um público maior, para isso é  necessário buscar auxílio externo para melhorar a comunicação com o público externo. Uma orientação sobre marketing, linguagem de comunicação, sobre melhores estratégia. Outra proposta trazida sobre a campanha foi a de realizar e fazer veicular a campanha na grande mídia; Também, achou-se importante fazer uma articulação, alinhando na luta da campanha, as portarias 843, 4658 e a Reforma administrativa, ambas muito prejudiciais para todos os servidores dos institutos federais; Para isso, criou-se um GT (Grupo de Trabalho), sendo responsáveis os companheiros  João Pacheco (Guarulhos) e Jurandir (Araraquara), para compilar pontos relevantes para informar a comunidade que englobe: A atuação docente de servidores em projetos de ensino, pesquisa, extensão, colegiados, NDEs, núcleos. Relevância e diferencial da rede federal para as comunidades Ataques que a categoria vem sofrendo, entre outros.  As informações compiladas serão utilizadas para a criação de um roteiro para envio dos vídeos. Será feita uma edição única com todos os vídeos. Verificar a possibilidade de buscar auxílio externo para melhorar a comunicação com o público externo. Uma orientação sobre marketing, linguagem de comunicação, sobre melhores estratégia. Elaborando a melhor estratégia talvez fique mais fácil descobrir o custo (questão que ficou para se discutir na reunião da funcional). Findado este ponto, em seguida passamos para o item três da pauta: Encontro de avaliação do trabalho/aulas remotamente com trabalhadores, estudantes e pais do IFSP. Foi ponderado que o momento não é favorável a mais reuniões com estudantes, definiu-se que cada CB faça um relatório de seu campus, utilizando as estratégias próprias para obtenção de informações. Ainda, em se tratando deste tema, outras intervenções/sugestões foram apontadas, tais como: realizar a avaliação em cada campus sobre a situação de todos os atores envolvidos (a cargo dos CBs); Fazer a divulgação orientando os CBs a buscarem as informações no campus (relatórios dos GTs, condições atuais de alunos(relatos ou reunião com as entidades estudantes), dados de trancamentos, evadidos, etc, e produzirem o relatório. Tentar fazer este trabalho de avaliação, como convocação institucional, através do comitê de crise local (GT), direção geral, CBs, para forçar mais pessoas a participar. A Coordenação Funcional (CF) deve encaminhar para a reitoria pedido de posicionamento sobre a 983 e a 4658/IFSP e cobrar dela os relatórios que os campi mandaram para a reitoria e se, estes, já foram tabulados os quais, ao que parece, não tiveram padronização na coleta dos dados. Estes questionários trouxeram uma série de falhas, principalmente na metodologia, além do que, um número grande e alunos e servidores que não os respondem. Um outro problema aventado foi o da dificuldade em reunir com os estudantes devido à sobrecarga de atividades e reuniões já existentes o que acarretará pouca adesão. Por fim, o último ponto da pauta: Mobilização para o Dia Nacional de Luta contra a Reforma Administrativa 09 e 10 de dezembro. Márcio Alves e Jurandir trouxeram a informação de que a mobilização será nos Fóruns locais (instancias semelhantes ao FonaSEFE). A reunião terminou sem um encaminhamento para o último ponto e ficou na expectativa de novos informes sobre a mesma. Para finalizar, um último ponto foi levantado, que é o de providenciar uma enquete no grupo Informes do zap para deliberar sobre novo dia para a Assembleia. Nada mais havendo a tratar, lavro a presente ata que será assinada por e que segue assinada pelos outros participantes na lista do google forms.