O Sinasefe-SP realizou, nesta quinta-feira, 4, uma Assembleia Geral Extraordinária que aprovou uma paralisação nacional dos dias 10 e 11 de setembro contra a Reforma Administrativa e pelo cumprimento dos acordos de greve assinados em 2024. Além disso, a AGE elegeu os representantes do Sinasefe-SP para a 205ª Plenária Nacional do Sinasefe.

Convocada pelo Sinasefe Nacional em unidade com o ANDES, Fasubra e outras entidades, a paralisação tem como objetivo realizar uma mobilização nacional de servidores e servidoras.

Neste âmbito na quinta-feira, 11, o Sindicato organizará duas atividades na capital: um debate sobre a reforma administrativa e outro em solidariedade ao povo palestino. 

Em Brasília, haverá uma marcha nacional, e os sindicalizados que desejam participar devem comunicar o Sindicato até esta sexta-feira, 5, às 18h. Os custos de transporte e alimentação serão custeados pelo Sindicato.

Nos campi onde não houver paralisação, sugere-se a organização das atividades sindicais locais.

Reforma sem transparência e sob críticas

A Reforma Administrativa voltou ao centro das preocupações dos servidores após a apresentação de um documento preliminar por um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados, em comissão especial realizada na quarta-feira, 3. Embora os parlamentares tenham anunciado que o texto está pronto para ser levado ao plenário, o conteúdo oficial ainda não foi divulgado. 

Na avaliação dos/as servidores/as, essa falta de transparência dificulta o diálogo com os servidores e levanta suspeitas de que a proposta possa ser votada “na calada da noite”. O principal ponto divulgado até agora é a criação de uma tabela única de remuneração para todo o serviço público, o que pode impactar diversas carreiras. 

Acordos de greve descumpridos

A assembleia também retomou o descumprimento de diversos pontos dos acordos firmados com o governo. Entre os Docentes, segue pendente a suspensão dos recursos judiciais nos pedidos de RSC dos aposentados e a alteração do decreto que regulamenta o controle de frequência. Já os/as Técnicos/as-Administrativos/as (TAEs) ainda aguardam o envio de projeto de lei sobre o RSC, avanços na racionalização dos cargos, reposicionamento de aposentados, implementação da jornada de 30 horas e outras pautas acordadas.

Grito dos Excluídos e agenda de mobilização

O Sinasefe-SP confirmou presença no Grito dos Excluídos, no próximo domingo, dia 7 de setembro, com caminhada pelo centro da capital, a partir das 9h. 

Representação na Plenária Nacional

Por fim, foram eleitos os delegados Natália Salan e Siney Nobre para representar a subseção na 205ª Plenária Nacional do Sinasefe, que terá como pauta a reforma administrativa, os acordos de greve e temas ligados à diversidade, combate ao assédio, e organização do 37º CONSINASEFE.