O Sinasefe-SP é um espaço aberto para a troca de ideias e opiniões que contribuam para o fortalecimento das lutas.  Nossos direitos só podem ser alcançados através de mobilização e organização coletiva. Escreva e encaminhe propostas, participe das reuniões sindicais, filie-se! 

Confira o artigo do companheiro Jurandyr, na íntegra:

NOTA SOBRE REPOSIÇÃO SALARIAL
Autor: Jurandyr Lacerda, coordenador de base do Câmpus Araraquara do IFSP

Desde o golpe de 2016, a quantidade de ataques sobre os servidores foi tão grande que sobrou pouco tempo para nos preocuparmos com nossa reposição salarial.

O último acordo foi em 2016. Houveram reposições posteriores, mas todas referentes ao parcelamento do acordo de 2016.

Assim calculamos a inflação acumulada desde 1/8/2016 a 31/3/2020, usando o IPCA como referência. Usamos a calculadora do Banco Central: https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/corrigirPorIndice.do?method=corrigirPorIndice

O resultado foi de 19,53%. Mas como haverá um acrécimo desse índice se considerarmos datas posteriors a 31/3, recomendamos pedir uma reposição de 20%.

Paulo Guedes já afirmou que “colocou uma granada no bolso dos servidores” referindo-se a proibição de reposição salarial por 4 anos.
Caso não haja uma resistência dos servidores, isso significará o total sucateamento dos serviços públicos.

É urgente que comecemos uma campanha salarial que tenha como primeira etapa a conscientização dos servidores dessa situação.