Qual o caminho pedagógico para se ensinar e cultivar direitos de cidadania, ética e democracia? Essa é pergunta norteadora da reflexão do professor Adelino de Oliveira sobre o papel do Instituto Federal na formação para a Democracia.

Em um processo formativo radical e coerente, a própria estrutura organizacional do Instituto Federal deve espelhar aquilo que vislumbra ensinar. O aluno, a aluna – e mesmo os servidores e servidoras – aprendem a tensionar a democracia, no sentido de radicalizá-la, e a reivindicar seus direitos de cidadania quando fazem a experiência cotidiana de estudarem e atuarem em uma Instituição democrática e comprometida com o programa dos direitos humanos. A democracia sai, então, do espectro da mera abstração e do discurso generalizante para se constituir como uma realidade possível, viável, cotidiana. A sabedoria popular sempre enfatizou: o exemplo arrasta! Democracia se apreende a partir de experiências democráticas.”

Prof. Adelino Francisco de Oliveira

Instituto Federal de São Paulo, campus Piracicaba

[email protected]

📌 Leia a íntegra do artigo: