Os professores Ivan Luis dos Santos e Kelma Cristina de Freitas, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), assinam o artigo “O professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: institucionalidade ornitorrinca? Frentes de lutas nos giros de um caleidoscópio”, que propõe uma reflexão crítica sobre a carreira docente nos Institutos Federais (IFs). A partir de uma revisão integrativa da literatura, os autores analisam a criação da carreira EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) e os desafios enfrentados por esses profissionais frente às contradições do projeto político neoliberal.
Segundo o estudo, embora os IFs tenham se consolidado como protagonistas no cenário educacional brasileiro por meio de uma proposta acadêmica verticalizada, que integra ensino, pesquisa e extensão, os docentes vivem um cotidiano atravessado pela tensão entre inovação e precarização. A análise aponta para a necessidade urgente de fortalecimento da identidade docente do EBTT por meio de duas frentes de luta: a consolidação de uma formação político-pedagógica alinhada aos princípios fundantes dos IFs; e a construção de uma “resistência por dentro”, ancorada na ação crítica e coletiva dos trabalhadores da educação.
O artigo, disponível para leitura na íntegra, convida à reflexão sobre o papel dos Institutos Federais na democratização do conhecimento e à mobilização dos profissionais da educação em defesa de um projeto emancipador e comprometido com a transformação social. Clique aqui para ler.
Endereço:
Av. Cruzeiro do Sul, 755
Luz, São Paulo - SP, CEP: 01109-000
Email:
[email protected]
Telefone: (11) 3228-7208
Celular: (11) 98377-0337