Na última quarta-feira, 09 de março, representantes sindicais do Sinasefe-SP participaram de uma reunião com Silmário Batista (reitor do IFSP). Nosso sindicato estava representado pelas coordenadoras Denilza Frade (Assuntos de Aposentadoria) e Grazielle Felício (Pasta Assuntos TAEs). Em pauta, as novas diretrizes para reposição de servidores, em decorrência de paralisações devidamente decidididas e oficiadas pela seção sindical.
Acesse aqui o documento na íntegra:
CONSTRUÇÃO DA GREVE NACIONAL DO FUNCIONALISMO PÚBLICO
O funcionalismo público federal, a partir de suas entidades representativas, foi o principal protagonista da luta travada em 2021 contra a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 32/20), que inaugura a Reforma Administrativa. Graças às Jornadas de Luta protagonizadas em Brasília e nos estados, o projeto de destruição dos serviços públicos não avançou no último ano, estando, até então, estagnado.
Agora, a mobilização do funcionalismo, além de seguir tendo como uma de suas reivindicações centrais a total retirada de pauta da PEC 32 da Câmara, agrega outras pautas: a revogação da Emenda Constitucional 95, aprovada em 2016 e responsável por congelar os gastos públicos por 20 anos; e o reajuste salarial de 19,99% para todas as categorias do serviço público federal.
Sem reajuste salarial desde 2017, as trabalhadoras e trabalhadores do setor público já amargam uma defasagem salarial da ordem de 49,28%. O índice de 19,99% refere-se unicamente à inflação acumulada durante os três anos de governo de Jair Bolsonaro, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA/IBGE).
Em 18 de janeiro, as servidoras e servidores protocolaram a pauta unificada de reivindicações no Ministério da Economia. Até então, já passados quase 50 dias, o governo não sinalizou com qualquer possibilidade de negociação.
Se o silêncio se mantiver, as categorias do serviço público federal estão preparando uma greve unificada a partir do dia 23 de março. Um pouco antes, para o próximo dia 16, está prevista uma grande mobilização com o objetivo de pressionar o governo a dialogar com as servidoras e os servidores.
CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO:
– 12 de março: 171ª Plenária Nacional do SINASEFE
– 16 de março: Dia Nacional de Greve – ultimato dos servidores ao Governo Federal
– 23 de março: Indicativo de Deflagração de Greve por Tempo Indeterminado
>>> Siga as redes sociais do Sinasefe-SP e compartilhe nossos conteúdos. Ajude a fortalecer o movimento sindical!
FILIE-SE! O apoio do sindicato é a única forma de assegurar a continuidade da luta por direitos que só podem ser alcançados através de mobilização e organização coletiva. Procure a coordenação de base do seu câmpus!
Endereço:
R. Pedro Vicente, 625 - Canindé, São Paulo - SP, CEP: 01109-010
Email:
[email protected]
Telefone: (11) 3228-7208
Celular: (11) 98377-0337