Como a execução da proposta de reordenamento dos Institutos Federais não resulta em novas matrículas e muito menos na inauguração de novos campi para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a maioria dos IFs decidiu formalmente por não aderir e recusar a proposta de divisão. O único Instituto a votar favoravelmente foi IFSP, sem considerar a escuta da comunidade acadêmica.

Chama atenção que o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, em Audiência Pública no Senado Federal, quando questionado sobre o projeto, fez referência enfática ao IFSP afirmando que a nossa instituição que procurou o MEC para realizar tal divisão. Enquanto isso, no IFSP, a informação propagada pela reitoria tratava o reordenamento como um fato consumado, cabendo aos servidores, servidoras e estudantes discutir detalhes, como o local das sedes das novas reitorias e o remanejamento dos campi em regiões fronteiriças. Uma falácia!

Diante da desinformação, ansiedade e apreensão jurídica, o Sinasefe-SP realizou uma enquete para a comunidade interna opinar sobre o tema, além de plenárias, lives e constante diálogo com parlamentares. Agora é hora de irmos além, vamos mobilizar todas as nossas forças para realizar um grande ato na reunião do Consup agendada para o dia 9 de novembro. Vamos todas, todos e todes levantar a voz contra o desmonte da nossa Instituição!

Reordenamento sem investimento É GOLPE!

Procure a Coordenação Funcional do Sinasefe-SP e também as Coordenações de Base para organizar caravanas das cidades. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro!