Parte da delegação de São Paulo posando para foto plano geral, ao fundo o banner do 35º CONSINASEFE.

No período de 15 a 19 de novembro aconteceu o 35º CONSINASEFE, Congresso que é a instância máxima deliberativa do Sindicato Nacional.

A Seção São Paulo levou uma delegação de 24 pessoas (sendo 23 delegados/as e 1 observadora), representaram a Seção: Grazielle Nayara Felício Silva, Maíra Ferreira Martins, Guery Tã baute, Elizangela Esteves, Tatiana Donadio, Lenice Massarin, Dione Cabral, Fernanda Pereira, Natália Salan, Núbia Nascimento, Hilário Paes, Elcio Moura, Nivaldo Souza, Renê Will Gonçalves, Flávio Ferraresi, Márcio Alves, Antonio Luceni, Adenir dos Santos, Christian Gilioti, Carlos Endo, Manuel Figueira, Maurício França, Wanduir Durant e Elaine dos Santos (observadora).

No último dia do Congresso (19), os(as) participantes debateram, com convidados(as) do Andes-SN e da Fasubra, a urgência das pautas relacionadas a docentes e técnico-administrativos(as) organizados(as) nas três entidades. Cobrando a recomposição salarial dos(as) servidores(as) públicos(as) federais (SPFs), a mobilização marcada para o próximo dia 28/11 (terça-feira) foi amplamente defendida.

O Congresso aprovou fortalecer e aprofundar, nas seções sindicais, os debates para construção da greve unificada dos(as) servidores(as) públicos(as) federais. Uma PLENA do SINASEFE será convocada, até, no máximo, fevereiro de 2024 pautando as reivindicações da categoria e a agenda do novo ano. Além disso, o sindicato questionará formalmente o MEC sobre a demora nos processos de redistribuição.

Os(as) participantes aprovaram, sem votos contrários, os encaminhamentos propostos pelo Fonasefe, que envolvem:

28/11 – Dia Nacional de Luta com mobilizações, manifestações, panfletagens, assembleias de base e outras formas de luta;
28/11 – Live, às 18h, com a participação das entidades nacionais;

Agendar – Realização de uma Plenária Nacional dos SPF (presencial), colado com a próxima reunião da MNNP;

Encaminhar um ofício ao MGI solicitando que a reunião da MNNP em dezembro, seja convocada com no mínimo 10 dias de antecedência, para preparar nossa plenária nacional.

O Fonasefe vai participar e organizar a Marcha à Brasília, convocada no Concut, solicitando a CUT para ser no final de março, para nos ajudar a fortalecer nossa luta por carreiras e recomposição salarial;

*Com informações do sinasefe.org.br