ENCONTRO ESTADUAL ONLINE DAS TRABALHADORAS E TRABALHADORES DO IFSP: DISCUTINDO AS CONDIÇÕES DE TRABALHO REMOTO

Passados alguns meses desde o início do distanciamento físico ocasionado por conta da pandemia COVID-19, se intensificaram as pressões, tanto do Ministério da Educação (MEC), dos governos federal, estaduais e municipais, quanto de muitos gestores, para a retomada do calendário acadêmico, inclusive com ameaças veladas de cortes salariais.

Atualmente, são poucas as instituições que têm feito um amplo, democrático e abrangente debate com a comunidade acadêmica sobre o que fazer nesse momento. Em muitas, as opiniões de docentes, discentes e técnico-administrativos foram ignoradas. Resoluções têm sido aprovadas de forma aligeirada, sem considerar os diversos aspectos envolvidos na retomada do calendário acadêmico de maneira remota.

A elaboração das propostas de ensino remoto emergencial devem ser precedidas de um amplo levantamento junto à comunidade acadêmica sobre as condições de trabalho, ensino e aprendizagem. Não basta apenas determinar uma forma de transpor o ensino presencial para o remoto, é preciso conhecer as realidades materiais – acesso à internet, equipamentos, espaço físico – e também subjetivas – condições sociais, de saúde e familiares – de todos que integram a comunidade escolar.

Participe do Encontro Estadual das trabalhadoras e trabalhadores do IFSP! Vamos contar com as participações especiais do NUGS (Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade), Grupo das Mulheres do IFSP e as pesquisadoras Aparecida Neri de Souza (Unicamp) e Liliane Bordignon (Fundação Carlos Chagas). O amplo debate e construção coletiva das ações são o nosso caminho. Não podemos deixar ninguém para trás!