25 DE JULHO: DIA NACIONAL DE TEREZA DE BENGUELA E DA MULHER NEGRA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA

A comemoração do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é uma data para relembrar as lutadoras que se dedicaram ao sonho de liberdade do povo negro escravizado na América Latina, e exaltar as atuais lutas das mulheres negras por igualdade.

A data foi criada em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana, como marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. No Brasil, a data também homenageia Tereza de Benguela, que foi uma importante líder quilombola. Estrategista militar e dirigente política, esteve à frente do Quilombo de Quariterê, no estado do Mato Grosso.

Em meio a grave crise política e social que vivemos é preciso dar voz e vez às parcelas mais vulneráveis de nossa população: as mulheres negras, que têm suas vidas cotidianamente marcadas não apenas pelo machismo, mas pelo racismo também. Seguir o exemplo de Tereza de Benguela e tantas outras que se rebelaram contra a escravidão sem nenhum acordo com os nossos algozes.

Viva a luta das mulheres negras!