O Brasil não é o país da democracia racial. Pelo contrário, a formação e desenvolvimento do capitalismo brasileiro aconteceram sobre o suor e sangue de milhões de africanos retirados da terra natal e escravizados, assassinados, violentados e humilhados. O Brasil foi o último país das Américas a acabar com a escravidão em 1888 e o racismo é estrutural da sociedade brasileira.

A história dos negros e negras no Brasil é a história da sua resistência. O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data do assassinato de Zumbi dos Palmares, maior líder e guerreiro do Quilombo de Palmares. Em várias capitais do país a data virou feriado após muita luta.

O avanço das ideias conservadoras e de extrema-direita na nossa sociedade e os crescentes ataques do governo Bolsonaro em retirar direitos históricos do conjunto dos trabalhadores atingem principalmente os negros e negras no Brasil.

Em memória de Zumbi, Dandara e dos nossos antepassados não faltam motivos para protestar nesse 20 de novembro. O Sinasefe-SP soma esforços na luta pelo combate ao racismo, ao genocídio da população negra e ao avanço da direita no Brasil.

Faremos Palmares de novo!