104 ANOS DA GREVE DE 1917 | “1917, a Greve Geral”: filme sobre a primeira greve geral brasileira será exibido online no Canal Imprensa Sinasefe-SP

O cineasta Carlos Pronzato gentilmente cedeu ao Sinasefe-SP a exibição do documentário “1917, A Greve Geral”, que conta a história de uma das mais prolongadas greves já realizadas no Brasil, e que sofreu brutal repressão do governo.

Em julho de 1917, 50 mil operários (10% da população paulistana) paralisaram praticamente todas as fábricas de São Paulo — de tecidos, chapéus, sapatos, móveis, fósforos, parafusos, cerveja, farinha —, exigindo o fim das condições desumanas de trabalho. Foi a primeira grande greve do Brasil e resultou em diversas vitórias, dentre elas o aumento salarial e o reconhecimento da organização da classe trabalhadora como instância legítima. O movimento espalhou-se pelo país como um vagalhão deixando marcas profundas na história operária e abrindo um período de greves revolucionárias que durou até 1919.

A greve geral de 1917 mostrou, na prática, como sindicatos e associações poderiam ser efetivos na defesa dos interesses das trabalhadoras e trabalhadores, que sofriam com péssimas condições, baixos salários e extensas jornadas. Por esse motivo, nós do Sinasefe-SP, consideramos fundamental celebrar essa data e resgatar a memória das lutas da nossa classe. Só a luta muda a vida!

Assista ao documentário “1917, a Greve Geral” no Canal Imprensa Sinasefe-SP: