Ser professor e não lutar é uma contradição pedagógica. (Paulo Freire)
Hoje, as redes sociais serão inundadas de felicitações e declarações de apreço às professoras e professores de todos os níveis. São manifestações sinceras de estudantes, mães, pais e comunidade, que reconhecem o papel cumprido por estas mulheres e homens que dedicam anos de suas vidas e saúde para cumprir o importante papel de proporcionar às crianças, jovens e adultos o acesso ao conhecimento, às ciências, à arte e à produção de novos saberes.
Professoras e professores que, apesar e contra os governantes, todos os dias transformam e inspiram milhões de vidas, resistindo à corrente do obscurantismo e do ódio que assola o país.
No entanto, não haverá felicitações apenas daqueles que, sinceramente, reconhecem o papel que cumprem essa categoria de trabalhadores. Também veremos um festival de cinismo e demagogia promovida pelos inimigos da educação, responsáveis pelos ataques aos direitos econômicos e democráticos dos professores. Suas políticas educacionais destrutivas ameaçam a própria concepção da educação como direito, e, no contexto da pandemia, colocam os lucros acima das vidas.
Professoras e professores do Brasil todo já ocupavam as ruas, desde o ano passado, contra as políticas do governo Bolsonaro, em conjunto com estudantes e técnicos. Nos estados que repetem as barbaridades do governo federal de extrema-direita, com ataques à previdência e outros, também aconteceram protestos veementes nas ruas das cidades. Continuamos confiantes que a primavera há de surgir nas ruas após vencermos a batalha da pandemia da Covid-19. Mas a luta não pode esperar! Por isto, das mais diversas formas, temos que resistir, temos que existir.
O Sinasefe-SP celebra essa data tão importante e homenageia aquelas e aqueles que lutam por uma educação pública, gratuita, laica, de qualidade e cheia de arte e poesia!
Endereço:
R. Pedro Vicente, 625 - Canindé, São Paulo - SP, CEP: 01109-010
Email:
[email protected]
Telefone: (11) 3228-7208
Celular: (11) 98377-0337